O que é o diabetes gestacional? Entenda como a doença aparece

Você provavelmente já ouviu falar do diabetes, mas sabe o que é o diabetes gestacional e como essa doença acontece?

Se você é mamãe de primeira viagem ou se já passou pela experiência em outras gestações, precisa estar atenta a possibilidade de desenvolver esse quadro durante a gestação.

A gravidez é um momento de muitas mudanças no corpo e nenhuma gestação é igual a anterior. Por isso, o pré-natal é um guia que toda grávida deve seguir a risca.

É importante anotar as alterações mais marcantes que você tiver para repassar ao médico, caso você não siga sempre com o mesmo.

O diabetes gestacional é um quadro específico da gravidez, porém deve ser tratado para não se tornar permanente.

Continue lendo e entenda o que é gravidez gestacional, porque a doença aparece, fatores de risco, diagnóstico e como prevenir e tratar.

O que é o diabetes gestacional?

O diabetes gestacional é um problema metabólico que acontece na gravidez e eleva os níveis de açúcar no sangue.

A doença pode ou não persistir depois do parto, sendo necessário um acompanhamento durante e depois para controlar o quadro.

A doença é o problema mais comum na gestação e atinge entre 3% e 25% das gestantes dependendo de alguns critérios como grupo étnico, população e forma de diagnóstico utilizada.

Um dado preocupante, indicado pelos órgãos de saúde é que a ocorrência de gestações em mulheres com diabetes pré-gestacional tem aumentado nas últimas décadas.

Daí a importância de manter um estilo de vida saudável para evitar o diabetes gestacional e outros doenças que podem surgir ou se agravar durante a gravidez.

Por que o problema aparece na gravidez?

O diabetes gestacional acontece na gravidez porque os hormônios produzidos pela placenta podem elevar o nível de açúcar no sangue.

Grande parte dos diagnósticos se reverte após o parto, mas é fundamental que a mulher siga um tratamento e faça o controle adequado.

O diabetes pode causar danos nos vasos sanguíneos e nervos, prejudicando órgãos vitais como rins, olhos e coração. Esses problemas podem trazer dificuldades na hora do parto e também no pós.

Sintomas e fatores de risco do diabetes gestacional

Uma das dificuldades no diagnóstico do diabetes gestacional é que a doença é assintomática no início, ou seja, não apresenta sintomas aparentes.

Por isso, é importante ficar atentos aos fatores de risco da doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, os principais são:

  • Idade de 35 anos ou mais;
  • Sobrepeso, obesidade ou ganho excessivo de peso na gravidez atual;
  • Gordura corporal excessiva na parte abdominal;
  • Histórico familiar de diabetes em parentes de primeiro grau;
  • Crescimento fetal excessivo, polidrâmnio, hipertensão ou pré-eclâmpsia na gravidez atual;
  • Antecedentes obstétricos de abortamentos de repetição, malformações, morte fetal ou neonatal, macrossomia ou diabetes gestacional;
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Baixa estatura (menos de 1,5 m).

O médico deve analisar com atenção esses fatores no pré-natal e fazer os testes de diagnóstico para confirmar ou excluir as chances de diabetes gestacional. Veja como o diagnóstico é feito.

Como é feito o diagnóstico do diabetes gestacional

Todas as gestantes, mesmo sem diagnóstico anterior devem passar pelo teste oral de tolerância à glicose (TOTG) entre a 24ª e a 28ª semana de gestação.

O exame de sangue pede uma preparação de oito horas em jejum e ingestão de 150 g de carboidratos nos três dias anteriores ao teste.

Saiba mais detalhes de como é feito o exame de diabete gestacional e a preparação para o exame neste outro post do blog.

Os parâmetros de resultados existentes seguem tanto os estabelecidos pelo National Institute of Health/USA (NIH) que usa dois valores alterados para confirmar o diagnóstico quanto os da Organização Mundial da Saúde (OMS) e American Diabetes Association (ADA) que confirmam a diabetes gestacional com apenas um valor alterado.

OMS/201312 NIH/2012 ADA/2011
Jejum 92-125 mg/dl 95 mg/dl ≥ 92 mg/dl
1 hora 180 mg/dl 180 mg/dl ≥ 180 mg/dl
2 horas 153-199 mg/dl 155 mg/dl ≥ 153 mg/dl

Hoje, a Sociedade Brasileira de Diabetes também sugere a utilização dos novos critérios internacionais da ADA para a confirmação do diagnóstico.

Como prevenir e tratar o diabetes gestacional

cuidados-diabetes-gestacional

Para evitar o diabetes gestacional é importante estar atenta a presença de um ou mais fatores de risco.

Posturas como cuidar da alimentação para evitar o aumento excessivo de peso e da gordura abdominal é um primeiro passo.

Aliada a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos na gravidez é fundamental para manter o equilíbrio neste período de muitas alterações.

O tratamento quando o diagnóstico é positivo também gira em torno dos cuidados com a alimentação para fazer um controle metabólico e manter um ganho de peso adequado.

Quanto às atividades físicas, é importante seguir a orientação do médico para praticar uma modalidade adequada, de acordo com as contraindicações obstétricas.

Algumas mulheres precisam fazer uso de insulina, mas são casos específicos quando a alimentação e exercícios não controlam os níveis de glicemia.

Os aparelhos caseiros de medição de glicemia ajudam no monitoramento pós-diagnóstico.

Cuidados para o pós-parto

Os níveis de glicemia devem ser acompanhados após o parto e a alimentação deve manter-se equilibrada e saudável.

O aleitamento materno também contribui para a reduzir o risco da mulher desenvolver o diabetes mellitus tipo 2 após a gestação.

Um teste de glicemia em jejum também é recomendado seis semanas após o parto. Mas a maioria das mulheres volta às condições metabólicas normais.

Mantenha os exames gestacionais em dia

Agora que você já sabe o que é o diabetes gestacional e como acompanhar esse quadro na gestação, converse com seu médico para avaliar e manter seus exames em dia na gravidez.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: