[GUIA] O que é pressão alta (hipertensão)? [das causas ao tratamento]
Em um sua roda de amigos ou família, certamente tem alguém que se queixa de problemas de pressão. Mas, afinal, o que é pressão alta (hipertensão)? Sabia que essa é uma doença silenciosa, que pode se instalar sem que você perceba?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão arterial atinge cerca de um bilhão de pessoas no mundo e é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).
No Brasil, apenas em 2017, foram estimadas mais de 383 mil mortes por doenças cardiovasculares, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
A hipertensão arterial ainda é um fator de risco para outras enfermidades graves, como insuficiência renal, demência e alterações na visão.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), aproximadamente 35% dos brasileiros têm pressão alta, mas metade dessas pessoas nem sabe disso. Das pessoas com conhecimento da doença, 50% fazem uso de medicação, e, destas, apenas 45% têm a pressão controlada.
Essa é uma condição que pode apresentar sintomas apenas quando algo mais grave ocorre. Por isso, é fundamental se informar sobre a hipertensão e saber se você pode estar em risco.
Continue lendo para saber definitivamente o que é pressão alta (hipertensão) e quais cuidados você precisa tomar!
O que é pressão alta (hipertensão)?
Cada vez que o coração bate, o sangue é bombeado através das artérias e veias do sistema circulatório.
A pressão arterial é criada pela força que o sangue faz contra as paredes das artérias, quando está sendo transportado pelo corpo.
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, acontece quando essa pressão do sangue bombeado é maior do que deveria.
Pelas diretrizes da OMS, uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão sistólica (contração do coração) é maior que 140 milímetros de mercúrio (mmHg) e/ou a diastólica (relaxamento entre um batimento cardíaco e outro) igual ou maior que 90 mmHg.
Nos próximos tópicos você vai entender como a pressão arterial é controlada e como está diretamente relacionada com os mecanismos de circulação sanguínea. Continue lendo!
Entendendo o sistema circulatório
Seu sistema circulatório é composto de três partes principais:
- sangue, que transporta substâncias como nutrientes, oxigênio e resíduos ao redor do corpo;
- vasos sanguíneos, uma rede de tubos que transportam o sangue;
- coração, um órgão muscular, localizado no centro do peito, cujo trabalho é bombear o sangue pelo sistema circulatório.
![](https://eigierdiagnosticos.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/sistema-circulatorio.jpg)
Ilustração do sistema circulatório
Os glóbulos vermelhos do sangue contêm hemoglobina, um produto químico que pode combinar-se com o oxigênio.
O sangue flui para longe do coração através das artérias, que se ramificam em redes de pequenos tubos de paredes finas, chamados capilares.
Esse oxigênio do sangue e outras substâncias podem se difundir facilmente dos capilares para as células dos órgãos onde são necessários, enquanto o dióxido de carbono e os resíduos podem ser facilmente difundidos de volta à corrente sanguínea, para descarte.
Os capilares se juntam novamente em certos pontos formando as veias, que são os tubos que transportam o sangue de volta ao coração.
O coração está dividido em quatro câmaras. As duas câmaras superiores são os átrios e as duas câmaras inferiores são os ventrículos.
À medida que o coração bombeia, as válvulas de sentido único entre as câmaras mantêm o sangue fluindo em uma direção específica através do corpo.
O processo de circulação sanguínea acontece da seguinte maneira:
- A partir do coração, o sangue é bombeado do ventrículo direito para os pulmões, onde capta oxigênio.
- Em seguida, retorna ao átrio esquerdo, flui para o ventrículo esquerdo e é bombeado para o resto do corpo.
- Feito isso, o sangue retorna ao átrio direito, flui para o ventrículo direito e o ciclo recomeça.
![](https://eigierdiagnosticos.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/5395a4795a751-sistema-circulatorio.jpg)
Esquema da circulação sanguínea
Relação entre circulação sanguínea, pressão arterial e hipertensão
Você ainda pode estar pensando: “mas o que a pressão alta (hipertensão) tem a ver com o sistema circulatório?” É justamente porque a pressão arterial é definida pelos seguintes mecanismos de circulação sanguínea:
- Débito cardíaco: a quantidade de sangue bombeado por cada ventrículo em um minuto;
- Resistência periférica: a resistência que o coração precisa superar para fazer o sangue fluir através dos vasos sanguíneos do sistema circulatório.
A elevação da pressão arterial pode aumentar o débito cardíaco, a resistência periférica, ou ambos, dificultando o trabalho de bombeamento do sangue pelo coração e danificando os vasos sanguíneos.
Sem tratamento, a hipertensão pode causar um ataque cardíaco, aumento do coração e / ou insuficiência cardíaca.
Os vasos sanguíneos podem começar a inchar, estourar ou entupir, e a pressão excessiva no interior dos vasos do cérebro pode causar um sangramento cerebral que leva a um derrame.
Em alguns casos, a pressão alta também pode causar insuficiência renal, cegueira e até comprometimento cognitivo.
Saiba mais sobre os mecanismos da pressão alta no vídeo do Dr. Dráuzio Varella:
Quais são os tipos de hipertensão? O que causa pressão alta?
Hipertensão Essencial
Embora a hipertensão essencial permaneça um tanto misteriosa, sem uma causa bem definida, ela tem sido associada a certos fatores de risco, tais como:
Idade
O risco de pressão alta aumenta com a idade. Estima-se que 50% das pessoas com mais de 65 anos tenham o problema e 80% das com mais de 75 anos.
Histórico familiar
A pressão alta tende a ocorrer em pessoas com histórico dessa condição em parentes próximos.
Estar acima do peso ou obeso
Quanto mais você pesa, mais sangue você precisa para fornecer oxigênio e nutrientes aos seus tecidos. À medida que o volume de sangue que circula pelos vasos sanguíneos aumenta, aumenta também a pressão nas paredes das artérias.
Sedentarismo
Pessoas inativas tendem a ter batimentos cardíacos mais altos. Quanto maior o seu batimento cardíaco, mais difícil o coração trabalha com cada contração e mais forte é a força nas artérias.
Cigarro
Não apenas fumar eleva temporariamente a pressão sanguínea, mas os produtos químicos do tabaco podem danificar as artérias e aumentar o risco de doença cardíaca, inclusive para fumantes passivos.
Muito sal (sódio) na dieta
Excesso de sódio na dieta pode fazer com que o corpo retenha líquidos, o que aumenta a pressão sanguínea.
Pouco potássio na dieta
O potássio ajuda a equilibrar a quantidade de sódio nas células. Se você não consumir potássio suficiente em sua dieta ou reter potássio suficiente, pode acumular muito sódio no sangue.
Excesso de álcool
Com o tempo, beber demais pode prejudicar seu coração e, consequentemente, sua pressão arterial.
Estresse
Altos níveis de estresse podem levar a um aumento temporário da pressão arterial.
Hipertensão secundária
Algumas pessoas têm pressão alta causada por uma condição subjacente. Esse tipo de pressão alta, chamada hipertensão secundária, tende a aparecer repentinamente e causa pressão arterial mais alta do que a hipertensão primária.
Várias condições e medicamentos podem levar à hipertensão secundária, incluindo:
- Apneia obstrutiva do sono
- Problemas renais
- Tumores da glândula adrenal
- Problemas de tireoide
- Certos defeitos com os quais você nasce (congênitos) nos vasos sanguíneos
- Certos medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, remédios para resfriado, descongestionantes, analgésicos de venda livre e alguns medicamentos prescritos
- Drogas ilegais, como cocaína e anfetaminas
Saiba mais sobre o que causa pressão alta no vídeo abaixo:
Qual a pressão arterial normal?
Dois números criam uma leitura da pressão arterial:
- Pressão sistólica: este é o primeiro número que aparece e indica a pressão nas artérias quando o coração bate e bombeia sangue.
- Pressão diastólica: este é o segundo, ou o número inferior. É a leitura da pressão nas artérias entre as batidas do coração.
Cinco categorias definem leituras de pressão arterial para adultos:
- Normal: Menos de 120 acima de 80 (120/80)
- Elevado: 120-129 / menos de 80
- Pressão arterial alta no estágio 1: 130-139 / 80-89
- Pressão arterial alta no estágio 2: 140 e acima / 90 e acima
- Crise da hipertensão: superior a 180 / superior a 120 – Consulte um médico imediatamente
Se sua pressão estiver acima da faixa normal, converse com seu médico sobre como baixá-la.
Quais são os sintomas da pressão alta?
A hipertensão é geralmente uma condição silenciosa. Muitas pessoas não experimentam nenhum sintoma.
Pode levar anos ou até décadas para que a condição atinja níveis suficientemente severos para que os sintomas se tornem óbvios. Mesmo assim, esses sintomas podem ser atribuídos a outros problemas.
Os sintomas de hipertensão grave podem incluir:
- dores de cabeça
- falta de ar
- hemorragias nasais
- rubor
- tontura
- dor no peito
- mudanças visuais
- sangue na urina
Estes sintomas requerem atenção médica imediata. Eles não ocorrem em todos os que sofrem de hipertensão, mas esperar que um sintoma dessa condição apareça pode ser fatal.
Veja detalhes sobre as complicações e os perigos da hipertensão no vídeo do Dr. Drauzio Varella:
Como saber se tenho pressão alta (hipertensão)?
A melhor maneira de saber se você tem hipertensão é fazer leituras regulares da pressão arterial. A maioria dos consultórios mede a pressão em todas as consultas.
Entretanto, se você tiver apenas um exame físico anual, converse com seu médico sobre seus riscos para hipertensão e sobre o que você pode fazer para monitorar sua pressão arterial regularmente.
Por exemplo, se você tem um histórico familiar de hipertensão ou possui fatores de risco para a doença, o médico pode recomendar que você verifique sua pressão pelo menos duas vezes no ano.
Isso ajuda você e seu médico a acompanharem todos os possíveis problemas antes de complicações mais graves surgirem.
Se sua pressão arterial estiver elevada, o médico pode solicitar mais leituras ao longo de alguns dias ou semanas.
Um diagnóstico de hipertensão raramente é dado após apenas uma leitura, já que os níveis de pressão arterial podem mudar ao longo do dia.
Além disso, o estresse causado pelo ambiente hospitalar pode contribuir para o aumento da pressão arterial, causando um resultado falso positivo para hipertensão.
Se sua pressão arterial permanecer alta após essas várias leituras, outros exames vão ser solicitados para descartar condições subjacentes.
Esses testes podem incluir:
- teste de urina
- triagem de colesterol e outros exames de sangue
- teste da atividade elétrica do seu coração como um eletrocardiograma
- ultrassom do seu coração ou rins
Esses testes podem ajudar seu médico a identificar problemas secundários que causam sua pressão elevada e observar os efeitos que a pressão alta pode ter causado em seus órgãos.
Durante esse período, seu médico pode começar a tratar sua hipertensão, pois o tratamento precoce pode reduzir o risco de danos duradouros.
Saiba mais sobre a importância do diagnóstico precoce da hipertensão no vídeo abaixo:
Qual o tratamento para pressão alta?
Vários fatores ajudam seu médico a determinar a melhor opção de tratamento para você. Esses fatores incluem qual tipo de hipertensão você possui e quais causas foram identificadas.
Opções primárias de tratamento da hipertensão
Se o seu médico diagnosticar hipertensão primária, as mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir a pressão alta. Se as mudanças no estilo de vida, por si só, não forem suficientes ou deixarem de ser eficazes, o seu médico pode prescrever medicamentos.
Opções secundárias de tratamento da hipertensão
Se o seu médico descobrir um problema subjacente que causa sua hipertensão, o tratamento vai se concentrar nessa outra condição.
Por exemplo, se um medicamento que você começou a tomar estiver causando aumento da pressão arterial, seu médico vai tentar outros medicamentos que não têm esse efeito colateral.
Às vezes, a hipertensão é persistente, apesar do tratamento para a causa subjacente. Nesse caso, seu médico pode trabalhar com você para desenvolver mudanças no estilo de vida e prescrever medicamentos para ajudar a reduzir sua pressão arterial.
Os planos de tratamento para hipertensão geralmente evoluem. O que funcionou a princípio pode se tornar menos útil ao longo do tempo. O seu médico vai continuar a trabalhar com você para refinar seu tratamento.
Vida saudável e hipertensão
Mudanças no estilo de vida podem ajudar a controlar os fatores que causam hipertensão. Aqui estão algumas importantes mudanças:
Desenvolvendo uma dieta saudável
Uma dieta saudável para o coração é vital para ajudar a reduzir a pressão alta. Também é importante para reduzir o risco de complicações da hipertensão, incluindo doenças cardíacas, derrame e ataque cardíaco.
Uma dieta saudável para o coração enfatiza os alimentos que incluem:
- frutas
- legumes
- grãos integrais
- proteínas magras como peixes
Para mais dicas sobre como se alimentar melhor, leia:
O que é alimentação não saudável
Aumento da atividade física
Além de ajudar você a perder peso, o exercício pode ajudar a reduzir o estresse, diminuir a pressão sanguínea naturalmente e fortalecer o sistema cardiovascular.
Procure obter 150 minutos de atividade física moderada a cada semana. São cerca de 30 minutos, cinco vezes por semana.
Leia também: 7 benefícios da atividade física para a saúde
Atingindo um peso saudável
Se você estiver com sobrepeso ou obesidade, a perda de peso através de uma dieta saudável para o coração e o aumento da atividade física podem ajudar a diminuir a pressão arterial.
Controlando o estresse
O exercício é uma ótima maneira de gerenciar o estresse. Outras atividades também podem ser úteis, incluindo:
- meditação
- respiração profunda
- massagem
- relaxamento muscular
- yoga ou tai chi
Todas essas são técnicas comprovadas de redução de estresse. Dormir adequadamente também pode ajudar.
Leia também: 18 dicas de como ter saúde mental
Largando hábitos nocivos
Se você é fumante, tente parar. Os produtos químicos na fumaça do tabaco danificam os tecidos do corpo e endurecem as paredes dos vasos sanguíneos.
Se você consome regularmente muito álcool ou tem dependência de álcool, procure ajuda para reduzir a quantidade que bebe ou parar completamente. O álcool pode aumentar a pressão arterial.
Veja mais dicas sobre como controlar a pressão arterial no vídeo abaixo:
Agora que você já sabe o que é pressão alta, se acha que pode estar em risco, procure um especialista e realize os testes necessários para um diagnóstico e tratamento corretos.
As doenças são mais fáceis de tratar quando detectadas precocemente.
Acessado o site da Eigier Diagnósticos, você pré-agenda seus exames online, com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.