O que é pressão diastólica e sistólica?

Você sabe o que é pressão diastólica e sistólica?

A pressão sistólica é o valor mais alto que aparece durante uma aferição e está ligada ao movimento de contração do coração. Já a pressão diastólica é o valor mais baixo e está ligada ao relaxamento do coração. 

A pressão arterial considerada normal é a de 12 sistólica e 9 diastólica.Valores acima ou abaixo disso podem indicar problemas como hipertensão (pressão alta) e hipotensão (pressão baixa).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão arterial atinge cerca de um bilhão de pessoas no mundo e é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Por isso, é importante se informar corretamente sobre pressão diastólica e sistólica para entender quando há algo errado e procurar ajuda.

Vamos lá?

O que é pressão diastólica e sistólica?

Quando você vai ao médico, uma das primeiras coisas que ele costuma fazer é verificar sua pressão arterial. Este é um passo importante porque sua pressão arterial é uma medida de quão duro seu coração está trabalhando.

Seu coração é um músculo do tamanho de um punho. É composto por quatro câmaras e contém quatro válvulas. As válvulas abrem e fecham para permitir que o sangue flua através das câmaras e entre e saia do seu coração. 

Seu coração bate de 60 a 100 vezes por minuto, ou cerca de 100.000 vezes por dia. Enquanto bate, o sangue é forçado contra as paredes das artérias.

Sua pressão arterial sistólica é o número mais importante em sua leitura. Ele mede a força do sangue contra as paredes das artérias enquanto seus ventrículos – as duas câmaras inferiores do coração – se comprimem, empurrando o sangue para o resto do corpo.

Sua pressão arterial diastólica é o número mais baixo em sua leitura. Ele mede a força do sangue contra as paredes das artérias enquanto o coração relaxa e os ventrículos podem se encher de sangue. 

Diástole – período em que o coração relaxa entre as batidas – é também o momento em que a artéria coronária é capaz de fornecer sangue ao coração.

Sua pressão arterial pode ser normal, alta ou baixa. A pressão alta também é chamada de hipertensão e a pressão baixa é chamada de hipotensão. A American Heart Association descreve as diferentes faixas de pressão arterial para adultos como:

Quais são os valores da pressão diastólica e sistólica?

Abaixo estão os valores considerado normais e os que definem quando a pressão diastólica e sistólica estão altas:  

  • Normal: menos de 120 sistólica e 80 diastólica;
  • Elevada: 120-129 sistólica e menos de 80 diastólica;
  • Hipertensão de estágio 1: 130-139 pressão sistólica alta ou 80-89 pressão diastólica alta;
  • Hipertensão estágio 2: pelo menos 140 sistólica ou pelo menos 90 diastólica;
  • Crise hipertensiva: maior que 180 sistólica e / ou maior que 120 diastólica;
  • Hipotensão: pode ser 90 ou menos sistólica, ou 60 ou menos diastólica, mas esses números podem variar porque os sintomas ajudam a determinar quando a pressão arterial está muito baixa.

Seu médico pode diagnosticar pressão alta se a pressão arterial sistólica ou diastólica estiver alta, ou se ambos os números estiverem altos. 

Eles podem diagnosticar a pressão arterial baixa verificando os números sistólicos e diastólicos, juntamente com a avaliação de seus sintomas e idade, e quais medicamentos você está tomando.

Como manter a pressão diastólica e sistólica boas?

Mudanças no estilo de vida podem ajudar a controlar os fatores que causam hipertensão. Aqui estão algumas importantes mudanças:

Desenvolvendo uma dieta saudável

Uma dieta saudável para o coração é vital para ajudar a reduzir a pressão alta. Também é importante para reduzir o risco de complicações da hipertensão, incluindo doenças cardíacas, derrame e ataque cardíaco.

Uma dieta saudável para o coração enfatiza os alimentos que incluem:

  • frutas
  • legumes
  • grãos integrais
  • proteínas magras como peixes

Para mais dicas sobre como se alimentar melhor, leia:

O que é alimentação saudável

O que é alimentação não saudável

Aumento da atividade física

Além de ajudar você a perder peso, o exercício pode ajudar a reduzir o estresse, diminuir a pressão sanguínea naturalmente e fortalecer o sistema cardiovascular.

Procure obter 150 minutos de atividade física moderada a cada semana. São cerca de 30 minutos, cinco vezes por semana.

Leia também: 7 benefícios da atividade física para a saúde

Atingindo um peso saudável

Se você estiver com sobrepeso ou obesidade, a perda de peso através de uma dieta saudável para o coração e o aumento da atividade física podem ajudar a diminuir a pressão arterial.

Controlando o estresse

O exercício é uma ótima maneira de gerenciar o estresse. Outras atividades também podem ser úteis, incluindo:

  • meditação
  • respiração profunda
  • massagem
  • relaxamento muscular
  • yoga ou tai chi

Todas essas são técnicas comprovadas de redução de estresse. Dormir adequadamente também pode ajudar.

Leia também: 18 dicas de como ter saúde mental

Largando hábitos nocivos

Se você é fumante, tente parar. Os produtos químicos na fumaça do tabaco danificam os tecidos do corpo e endurecem as paredes dos vasos sanguíneos.

Se você consome regularmente muito álcool ou tem dependência de álcool, procure ajuda para reduzir a quantidade que bebe ou parar completamente. O álcool pode aumentar a pressão arterial.

Veja mais dicas sobre como controlar a pressão arterial no vídeo abaixo:

Agora que você já sabe o que é pressão diastólica e sistólica, se acha que pode estar com alguma delas alterada, procure um especialista e realize os testes necessários para um diagnóstico e tratamento corretos. 

As doenças são mais fáceis de tratar quando detectadas precocemente.

Acessado o site da Eigier Diagnósticos, você pré-agenda seus exames online, com conforto e segurança. 

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: