O que preciso saber sobre promoção da saúde?
A promoção da saúde diz respeito a intervenções realizadas para beneficiar e proteger a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos, com foco na prevenção e autonomia e não apenas no tratamento e na cura.
Ficou curioso para saber mais a respeito da promoção da saúde? Acompanhe!
O que é promoção da saúde?
Promoção da saúde se trata de projetos e intervenções pensados para beneficiar e proteger a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos, abrangendo as esferas sociais e ambientais.
O foco aqui não se limita ao tratamento e cura das doenças, mas se estende à prevenção das causas profundas desses males.
Para tanto, a promoção da saúde tem uma abordagem multidisciplinar, valendo-se das ciências biológicas, ambientais, psicológicas, físicas e médicas.
Além disso, podemos dizer que o foco maior está em permitir que as pessoas aumentem o controle sobre sua própria saúde.
Esse objetivo máximo da promoção da saúde é alcançado por meio de estratégias desde o âmbito individual até o comunitário, para melhorar os conhecimentos, atitudes, habilidades e comportamento em saúde.
Tem ainda como propósito melhorar as condições de vida e de trabalho que influenciam diretamente a saúde dos cidadãos.
Conheça mais sobre o tema no vídeo abaixo:
Uma breve história da promoção da saúde
A primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde foi realizada em Ottawa em 1986, em resposta à urgência de um novo modelo de saúde pública em todo o mundo.
O evento lançou uma série de estratégias para atingir a meta de “Saúde para Todos” até o ano 2000 e além, identificadas na Carta de Ottawa:
- Defender a saúde, para impulsionar os fatores que a incentivam;
- Capacitar os cidadãos, permitindo que todas as pessoas alcancem a equidade na saúde;
- Mediar a promoção da saúde, buscando a colaboração entre todos os setores.
Desde então, as Conferências Globais de Promoção da Saúde da OMS estabeleceram e desenvolveram os princípios globais e áreas de ação para a promoção da saúde.
Mais recentemente, a 9ª conferência global (Xangai 2016), intitulada “Promoção da saúde nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Saúde para todos e todos pela saúde”, destacou os vínculos críticos entre a promoção da saúde e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Durante a Conferência, a então Diretora-Geral da OMS, Margaret Chan, afirmou o seguinte:
“Há a necessidade de uma ação governamental para proteger as pessoas dos riscos de saúde, fornecer acesso às escolhas saudáveis e disseminar a consciência de como ser e permanecer saudável. (..) As medidas legislativas e fiscais estão entre as intervenções mais eficazes que os governos podem tomar para promover a saúde de seus cidadãos (..) para assegurar que as pessoas possam respirar um ar limpo, andar de bicicleta até em casa de maneira segura e andar para a escola, além de trabalhar sem medo ou violência.”
Exemplos de promoção da saúde
Para mostrar alguns exemplos de promoção da saúde, vamos abordar seus 3 elementos-chave:
1. Boa governança para a saúde
A promoção da saúde requer que os formuladores de políticas em todos os departamentos governamentais façam da saúde uma linha central da política governamental.
Isso significa que eles devem levar em consideração as implicações para a saúde em todas as decisões que tomam e priorizar políticas que evitem que as pessoas adoeçam e as protejam de lesões.
Essas políticas devem ser apoiadas por regulamentações que combinem os incentivos do setor privado com as metas de saúde pública.
Por exemplo, alinhando as políticas fiscais sobre produtos não saudáveis ou prejudiciais, como álcool, tabaco e produtos alimentícios com alto teor de sal, açúcar e gordura, com medidas para impulsionar o comércio em outras áreas.
E também por meio de legislação que apoia a urbanização saudável, criando cidades para caminhar, reduzindo a poluição do ar e da água, obrigando o uso de cintos de segurança e capacetes.
2. Alfabetização em saúde
As pessoas precisam adquirir conhecimentos, habilidades e informações para fazer escolhas saudáveis, por exemplo, sobre os alimentos que comem e os serviços de saúde de que precisam e têm direito.
Eles precisam ter oportunidades de fazer essas escolhas e ter a garantia de um ambiente no qual as pessoas possam exigir mais ações políticas para melhorar ainda mais sua saúde.
Vemos essa tentativa de conscientizar a população em diversas campanhas de organizações governamentais e não governamentais (ONGs), para informar sobre hábitos nocivos à saúde.
Temos, por exemplo, o Dia Mundial Sem Tabaco, criado em 1987 pela OMS para alertar sobre os males causados pelo tabagismo.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o responsável pela campanha de conscientização, em níveis federal, estadual e municipal.
3. Cidades saudáveis
As cidades têm um papel fundamental a desempenhar na promoção da saúde.
Liderança e comprometimento fortes no nível municipal são essenciais para o planejamento urbano saudável e para a construção de medidas preventivas nas comunidades e nas unidades básicas de saúde.
De cidades saudáveis evoluem países saudáveis e, em última análise, um mundo mais saudável.
Por que a promoção da saúde é importante?
A promoção da saúde:
- Melhora o estado de saúde de indivíduos, famílias, comunidades, estados e da nação;
- Melhora a qualidade de vida de todas as pessoas;
- Reduz as mortes prematuras.
Além disso, ao focar na prevenção, a promoção da saúde reduz os custos (financeiros e humanos) que indivíduos, empregadores, famílias, seguradoras, instalações médicas, comunidades, o Estado e a nação gastariam em tratamento médico.
Lembre-se sempre de que a prevenção é a melhor maneira de cuidar de sua saúde!
Mantenha hábitos saudáveis: exercite-se, alimente-se bem, cuide de sua saúde mental e realize um check-up periódico de saúde, mesmo não apresentando sintomas.
Um simples teste solicitado em uma consulta de rotina pode salvar sua vida, ao possibilitar diagnosticar precocemente uma doença.
Acesse o site da Eigier e agende seus exames, com conforto e segurança.
A Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.