Quais são os exames de rotina? Conheça os procedimentos médicos e laboratoriais para verificar sua saúde

Você sabe quais são os exames de rotina fundamentais para verificar a sua saúde e qual a sua real importância?

É melhor prevenir do que remediar, assim diz o ditado. E, para prevenir inúmeras doenças, todos sabemos que é preciso adotar hábitos saudáveis, como se exercitar e ter uma dieta balanceada, correto? 

Mas também é fundamental ficar de olho em como o corpo está reagindo ao estilo de vida adotado. 

Realizar um “check-up” da sua saúde de tempos em tempos é tão importante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma  Lista de Exames Essenciais, que devem estar acessíveis a todas as pessoas

O documento contém vários testes laboratoriais e reforça, principalmente, a importância do diagnóstico precoce para problemas que podem permanecer silenciosos por anos, como alguns tipos de cânceres. 

Por isso, resolvemos listar os principais procedimentos e exames de rotina, para você cuidar corretamente de sua saúde. Confira!

Quais são os exames de rotina que o médico realiza no consultório? 

Quando você se faz a pergunta: “Quais são os exames de rotina que preciso fazer?”, deve ter em mente que o primeiro passo é marcar uma consulta médica.

Na consulta, o médico vai examinar e conversar com você a fim de obter um panorama geral sobre sua saúde.

Veja o que geralmente acontece:

Histórico médico e queixas 

Esta é sua chance de mencionar quaisquer reclamações ou preocupações sobre sua saúde. 

Seu médico também fará perguntas sobre seu estilo de vida: se você fuma, ingere álcool excessivamente, como é sua vida sexual, dieta, exercícios etc. 

Ainda verificará seu histórico médico pessoal e familiar.

Sinais vitais

O seu médico vai aferir:

Pressão arterial: 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg) ou 12 por 8 é uma pressão sanguínea normal. Os médicos definem a pressão alta (hipertensão) como igual ou acima de 14 por 9. 

Frequência cardíaca: valores entre 60 e 100 bpm são considerados normais. Muitas pessoas saudáveis ​​têm batimentos cardíacos mais lentos ou mais acelerados, no entanto.

Taxa de respiração: de 12 a 16 respirações por minuto é normal para um adulto saudável. Respirar mais de 20 vezes por minuto pode sugerir problemas cardíacos ou pulmonares.

Temperatura: por volta de 36,1ºC e 37,2ºC é a média, mas pessoas saudáveis ​​podem ter temperaturas de repouso um pouco mais altas ou mais baixas.

Aparência geral

Como está sua memória e rapidez mental? Sua pele parece saudável? Você pode ficar de pé e andar facilmente?

O seu médico reúne uma grande quantidade de informações sobre sua saúde apenas observando e conversando com você. 

Exame do coração

Ao ouvir seu coração com um estetoscópio, um médico pode detectar um batimento cardíaco irregular, um sopro cardíaco ou outras pistas de doenças cardíacas.

Exame pulmonar

Ainda usando um estetoscópio, um médico ouve estalos, chiados ou sons respiratórios diminuídos que podem ser sinais da presença de doenças cardíacas ou pulmonares.

Exame da cabeça e do pescoço

Abrir a boca e dizer “ah” proporciona ao médico uma boa visão de sua garganta e amígdalas. 

A qualidade de seus dentes e gengivas também fornece informações sobre sua saúde geral. 

Orelhas, nariz, seios, olhos, linfonodos, tireóide e artérias carótidas também podem ser examinados durante a consulta.

Exame abdominal

Seu médico pode usar uma variedade de técnicas de exame, incluindo bater no abdômen para detectar o tamanho do fígado e a presença de líquido abdominal, ouvir os sons do intestino com um estetoscópio e palpar a sensibilidade.

Exame Neurológico

Nervos, força muscular, reflexos, equilíbrio e estado mental podem ser avaliados.

Exame Dermatológico

Os achados da pele e unhas podem indicar um problema dermatológico ou doença em algum outro lugar do corpo.

Exame de Extremidades

O seu médico procurará alterações físicas e sensoriais. Os pulsos podem ser verificados em seus braços e pernas e o exame das articulações pode avaliar anormalidades.

Exame físico masculino

Um exame físico anual para homens também pode incluir:

Exame testicular: Um médico pode verificar se há nódulos, sensibilidade ou alterações no tamanho de cada testículo. 

Exame de hérnia: O famoso “vire a cabeça e tosse” verifica se há uma fraqueza na parede abdominal entre o intestino e o escroto.

Exame do pênis: um médico pode notar evidências de infecções sexualmente transmissíveis, como verrugas ou úlceras.

Exame da próstata: inserir um dedo no reto permite que o médico sinta a próstata por seu tamanho e por áreas suspeitas.

Exame físico feminino

O exame anual de uma mulher pode incluir:

Exame da mama: Sentir nódulos anormais pode detectar câncer de mama ou condições benignas da mama. O médico também verificará os linfonodos na região das axilas e procurará anormalidades visuais dos seios e mamilos.

Exame pélvico: O exame pélvico permite a análise da vulva, vagina, colo do útero, útero e ovários. Um teste de Papanicolau e HPV podem rastrear o câncer de colo do útero e ajudar a avaliar o risco.

Quais são os exames de rotina envolvendo testes laboratoriais?

Após examiná-lo em consultório, o médico provavelmente também irá solicitar uma série de testes laboratoriais para uma verificação completa de sua saúde. Esses exames podem incluir:

Colesterol e triglicerídeos

Um painel lipídico de triagem é um exame de sangue usado para verificar os índices de colesterol e triglicerídeos, fatores importantes para o diagnóstico de doenças cardiovasculares.

Todas as pessoas precisam monitorar esses índices, mas ele é especialmente recomendado quando há fatores de risco para doenças cardíacas, obesidade e doenças crônicas como diabetes.

Índice glicêmico

Se você estiver acima do peso ou tiver algum fator de risco para diabetes, seu açúcar no sangue provavelmente será verificado. 

A American Diabetes Association recomenda que todos os adultos, a partir dos 45 anos, sejam submetidos a testes de diabetes, independentemente do peso.

O exame é realizado com o paciente em jejum para medir a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. 

Fezes e urina

São usados para detectar diversos problemas, como por exemplo: 

  • parasitas no sistema digestivo, 
  • infecções, 
  • doenças renais,
  • diabetes

São exames simples, mas permitem verificar sinais de alterações graves, que vão exigir a realização de testes mais complexos posteriormente.

Hemograma

Esse é um exame importante para diagnosticar vários problemas, como anemia, leucemia e presença de infecções, ao analisar as células sanguíneas (plaquetas, linfócitos, hemácias e leucócitos).

O médico ainda pode solicitar outros testes realizados com amostras de sangue, como ureia e creatinina, cálcio etc., dependendo de seu estado de saúde.

Quais são os exames de rotina para prevenção em grupos de riscos?

Dependendo da faixa etária, gênero e do histórico médico familiar, algumas pessoas ainda vão precisar realizar mais alguns exames por estarem incluídas em grupos de risco para algumas doenças. Alguns casos são:

Detecção de câncer colorretal

Aos 50 anos, homens e mulheres devem começar uma triagem regular para o câncer colorretal e isso deve acontecer ainda mais cedo em pessoas com familiares imediatos que tiveram a doença ou que possuem outros fatores de risco.

O acompanhamento é feito através de exames como sangue oculto nas fezes e colonoscopia. 

Mamografia

A partir dos 40 anos, todas as mulheres devem realizar mamografia anualmente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). 

Já a orientação da Organização Mundial da Saúde é de que o exame seja realizado de dois em dois anos por mulheres entre os 50 e 69 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, as mulheres com parentes próximas que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos devem começar os testes pelo menos 10 anos antes da idade em que a parente adoeceu.

Antígeno prostático específico (PSA)

Esse é um exame utilizado para o diagnóstico do câncer de próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens, a partir dos 50 anos, realizem um teste de PSA regularmente.

E essa idade mínima recomendada cai para 45 anos em homens com histórico familiar de câncer, negros ou obesos.

Eletrocardiograma

Caso a pessoa tenha histórico familiar de problemas cardíacos, esse pode se tornar um exame de rotina a partir dos 50 anos. 

Também pode ser feito o teste de esforço (ergométrico) para medir a capacidade circulatória, importante indicador de doenças como a angina.

Prevenção é fundamental

Lembre-se que comportamentos saudáveis são fundamentais na prevenção de doenças e não exigem receita médica:

  • Faça 30 minutos de caminhada na maioria dos dias e adicione algum treinamento de força pelo menos duas vezes por semana. 
  • Coma uma dieta nutritiva, rica em fibras, proteínas saudáveis, carboidratos complexos etc. e com baixo teor de gorduras.
  • Evite vícios nocivos à sua saúde como fumar ou ingerir álcool em excesso.

Assim, seu risco de doença cardiovascular, diabetes e alguns tipos de câncer cairá drasticamente.

Além disso, consulte seu médico regularmente para realizar um check-up e ter certeza de que anda tudo bem com a sua saúde. 

Agora que você já sabe quais são os exames de rotina, acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende os seus testes online, com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

Comentários: