Qual exame detecta alergia à proteína do leite? É o mesmo teste para intolerância à lactose?

Muita gente confunde intolerância a lactose com alergia a leite de vaca. Porém, tratam-se de condições diferentes e cada caso deve receber diagnóstico e tratamento específico. Continue lendo para saber qual exame detecta alergia à proteína do leite e qual a diferença para os testes de intolerância.

Intolerância à lactose e alergia à proteína do leite, qual a diferença?

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) acontece quando o sistema imunológico identifica incorretamente essas proteínas como prejudiciais. 

Quando você ingere algum alimento contendo proteínas do leite, seu sistema de defesa produz anticorpos que liberam histamina, substância que provoca os sintomas alérgicos.

Já a intolerância é decorrente da dificuldade na digestão de lactose, açúcar do leite, devido à deficiência ou ausência de lactase, enzima que a digere.

A intolerância à lactose ocorre em qualquer etapa da vida, já a APLV, geralmente ocorre em bebês e crianças menores de três anos.

Cerca de 2 a 3% das crianças com menos de 3 anos são alérgicas ao leite, mas 80% delas superam essa alergia. 

Tanto a intolerância quanto a APLV devem ser diagnosticadas por meio de testes laboratoriais, que você vai conhecer em outro tópico deste artigo.

Para tratar a intolerância, é possível consumir produtos sem lactose, utilizar comprimidos de lactase ou ingerir pequenas quantidades de lácteos, diariamente, para estimular a produção de lactase. 

Quanto à APLV, o único tratamento eficaz é cortar totalmente a ingestão de leite e derivados, pois, ao deixar de entrar em contato com as proteínas, o sistema imunológico não produz os anticorpos que causam alergia.

Saiba mais sobre a diferença entre alergia à proteína do leite e intolerância a lactose no vídeo:

Qual exame detecta alergia à proteína do leite? 

Nos casos de alergia à proteína do leite, a primeira análise diz respeito à frequência dos sintomas e à cronologia das reações ao alimento, elas não podem ocorrer dois dias depois da ingestão, por exemplo. 

Para avaliar se uma pessoa tem alergia ao leite, o médico pode:

  • Fazer perguntas detalhadas sobre sinais e sintomas;
  • Realizar um exame físico observando sinais de alergia, como urticária por exemplo;
  • Pedir para manter um diário detalhado dos alimentos ingeridos;
  • Pedir para eliminar o leite e derivados da dieta e depois adicionar de novo para ver se ele causa uma reação.

O médico ainda pode solicitar exames laboratoriais, incluindo:

Teste de pele

Neste teste, sua pele é exposta a pequenas quantidades de proteínas encontradas no leite. Se você é alérgico, provavelmente desenvolverá um inchaço ou irritação local. 

Teste de sangue

Um exame de sangue pode medir a resposta do sistema imunológico ao leite, medindo a quantidade de anticorpos da imunoglobulina E (IgE) no sangue. 

Leia também: Tipos de exames de sangue para alergia e outros importantes testes

Teste oral

Este teste se dá pela ingestão de diferentes alimentos, que podem ou não conter leite, em quantidades crescentes, para verificar como você reage a eles. 

O ideal é que esses testes sejam administrados por um alergista treinado para gerenciar reações graves.

Se o seu médico suspeitar que seus sintomas são causados ​​por algo diferente de uma alergia alimentar, você vai precisar de outros exames para identificar ou descartar outros problemas médicos.

Veja o depoimento de uma mãe, contando sobre como descobriu a alergia à proteína do leite da filha:

E o exame / teste para intolerância à lactose, é o mesmo?

O teste para intolerância à lactose não é o mesmo exame que detecta alergia à proteína do leite. A primeira coisa a ser feita, neste caso, é suspender a ingestão de leite e derivados e observar se há melhora nos sintomas.

Além disso, o médico por solicitar os seguintes exames laboratoriais: 

Teste de tolerância à lactose

Neste teste, uma solução de lactose é ingerida e um exame de sangue é realizado, algum tempo depois, para aferir os níveis de glicose. Se a pessoa possui intolerância à lactose, a taxa de glicose não altera.

Teste de respiração de hidrogênio

Quando a lactose não é digerida, ela fermenta no cólon, liberando hidrogênio que é absorvido pelo intestino e, eventualmente, exalado.

Neste teste, após você ingerir um líquido contendo lactose, o médico mede a quantidade de hidrogênio na respiração. 

Quantidades anormais desse gás, indicam que você não está digerindo e absorvendo a lactose corretamente.

Biópsia do intestino

Um fragmento do intestino é retirado para análise, a fim de detectar a presença da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose.

Leia também: 

Diagnóstico de intolerância e efeitos

Exame de lactose: preparo para o teste de intolerância

Teste de intolerância alimentar funciona mesmo?

Existem poucos testes de intolerância alimentar cientificamente validados. O teste de tolerância oral à lactose e o diagnóstico histopatológico da doença celíaca são alguns deles 

Para a maior parte dos alimentos não existe teste eficaz realizado por meio de uma simples coleta de sangue. 

Isso porque a intolerância alimentar é um distúrbio metabólico causado por déficit na produção de enzimas digestivas e não geram reações imunitárias, como no caso das alergias.

Quando não se tem certeza sobre o alimento que causa intolerância, o sangue do paciente é testado contra centenas de produtos e aditivos alimentares.

Esse tipo de teste geralmente resulta em uma lista com vários alimentos que o paciente tem intolerância, de baixa a elevada. 

O problema disso é que, muitas vezes, isso torna sua dieta restrita e deficiente em diversos nutrientes.

Já as alergias alimentares, por causarem reações imunitárias, são mais simples de diagnosticar.

As alergias são causadas por anticorpos IgE, responsáveis por proteger o organismo dos alérgenos (ácaros, fungos, medicações, pólen etc). 

Dessa forma, a análise dos níveis séricos de IgE para alérgenos específicos, conduzidos por um alergologista, podem fechar um diagnóstico de alergia.

Agora que você já sabe qual exame detecta alergia à proteína do leite, lembre-se que, ao sentir algum incômodo, procurar um especialista e realizar os  exames indicados para um diagnóstico correto é a maneira mais prudente de cuidar de sua saúde. 

Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Acesse o site e pré-agende seus exames necessários, com conforto e segurança.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: