Qual o período fértil da mulher? Entenda essa fase do ciclo menstrual
Já se perguntou qual o período fértil da mulher? Para entender essa fase específica do ciclo menstrual é importante entender o sistema reprodutivo feminino que acontece todos os meses.
Enquanto o homem é fértil em tempo integral, em termos leigos, a mulheres tem seu auge reprodutivo em um determinado período do mês.
O tema é mais comum entre as mulheres que tentam engravidar, especialmente, aquelas que têm dificuldades de conceber.
A mulher tem seu período fértil ligado aos ciclos menstruais que acontecem mensalmente até a chegada da menopausa.
Para entender melhor qual o período fértil da mulher, continue lendo e entenda mais sobre essa fase tão importante.
Tira dúvidas: qual o período fértil da mulher?
Para entender qual o período fértil da mulher é importante entender o funcionamento do ciclo menstrual.
Um ciclo menstrual regular tem em média 28 dias. Porém muitas mulheres não possuem essa regularidade em seus ciclos.
Para fins didáticos vamos tomar o ciclo regular para explicar qual o período fértil da mulher.
O que é período fértil?
O período fértil é a fase do ciclo menstrual em que a mulher está mais propensa a engravidar.
Nessa fase, o óvulo maduro para fecundação deixa o ovário em direção ao útero, através das trompas de falópio.
É o momento ideal para a fecundação e, consequentemente, início de uma gestação.
Qual o período fértil da mulher?
O período fértil acontece na metade do ciclo menstrual, considerando um ciclo regular de 28 dias.
Ou seja, a partir do 1º dia da menstruação — quando o óvulo não foi fecundado e as paredes do endométrio, membrana que reveste o útero, descama — contando 14 dias, incluindo o primeiro, tem-se o dia da próxima ovulação.
Tendo a data da ovulação como base, os três dias anteriores e os três dias depois compreendem o período fértil da mulher.
Por exemplo, se o primeiro dia da menstruação acontecer no dia 05, a próxima ovulação acontece no dia 18. Então o período fértil então vai do dia 15 até o dia 21.
Nesse período, o óvulo amadurece, é liberado e está pronto para ser fecundado. Todo o corpo da mulher, principalmente o útero, se prepara para a concepção.
Se a fecundação não ocorre, uma nova menstruação acontece e o ciclo se reinicia.
Importante: o esquema acima se aplica às mulheres que não utilizam nenhum método contraceptivo e possuem ciclos regulares.
Período fértil em ciclos irregulares
Nos ciclos irregulares é mais difícil determinar qual o período fértil da mulher, pois a quantidade de dias do ciclo é variável ao longo dos meses.
Quando desejam engravidar, com a orientação do ginecologista, é possível seguir um tratamento, se necessário para aumentar as chances de ter uma gestação.
O teste de ovulação é um aliado nesses casos, pois ajuda a identificar o nível do hormônio LH que aumenta entre 24h e 48h antes da ovulação, facilitando a determinação do período fértil.
Aprenda no post ‘Como calcular o período fértil: passo a passo + sintomas ?’ como determinar seu momento fértil de acordo com seu tipo de ciclo — regular ou irregular.
E para quem usa método contraceptivo: qual o período fértil da mulher?
A principal função de um método contraceptivo é evitar a ovulação. Portanto, nesses casos o período fértil da mulher não existe.
O sangramento que ocorre no período de pausa é chamado de sangramento por privação hormonal. As mulheres que optam por não fazer a pausa para menstruar devem fazê-lo com a orientação do ginecologista.
É importante destacar que qualquer método é realmente eficaz para evitar a gravidez apenas quando ele é seguido corretamente.
Se houver esquecimento das pílulas, uso de antibiótico ou vômitos e diarreia 2h após a ingestão do remédio seu efeito pode ser comprometido.
Infertilidade feminina: uma realidade atual
Como dissemos no início do post, as questões sobre qual o período fértil da mulher e dificuldades para engravidar pode surgir apenas quando se percebe alguma barreira.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casais que estão tentando engravidar a pelo menos um ano sem sucesso podem considerar a possibilidade de infertilidade. Para as mulheres com mais de 35 anos, esse tempo diminui para seis meses.
Nesses casos, o mais indicado é procurar orientação médica para realizar exames e fazer tratamentos que possam aumentar as chances de ter uma gravidez.
Tenha seus exames em dia
Saber qual o período fértil da mulher é apenas um detalhe de um ciclo reprodutivo que envolve muitos fatores.
Ao longo da vida é imprescindível manter o exames ginecológicos em dia e procurar o médico ao observar qualquer sintoma diferente.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem.
Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ultrassom;
- Medicina Fetal;
- Ressonância Magnética;
- Doppler;
- Mamografia Digital;
- Densitometria Óssea;
- Raio X Digital;
- Ultrassonografia, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.