Tudo sobre Raio X da coluna sacra
O Raio X da coluna sacra, ou lombosacra, é um exame de imagem utilizado para visualizar a parte inferior das costas, perto do cóccix, a fim de identificar alterações nessa região.
Neste artigo, você vai saber tudo a respeito deste importante exame de diagnóstico por imagem: o que é, para que serve, riscos, preparo e como é feito.
Vamos lá?
O que é raio x da coluna sacra?
Um Raio X da coluna sacra, ou lombossacra, é um exame de imagem que ajuda o médico a visualizar a anatomia da parte inferior das costas.
A coluna lombar é composta por cinco ossos vertebrais. O sacro é o “escudo” ósseo localizado na parte posterior da pelve.
Ele está localizado abaixo da coluna lombar e o cóccix está localizado abaixo do sacro. Veja na figura abaixo:
A coluna lombar também tem:
- grandes vasos sanguíneos;
- nervos;
- tendões;
- ligamentos;
- cartilagem.
Um raio-X usa pequenas quantidades de radiação para visualizar os ossos do seu corpo. Ao focar na parte inferior da coluna, um raio-X pode ajudar a detectar anormalidades, lesões ou doenças dos ossos nessa área específica.
Um Raio X da coluna sacra pode mostrar se você tem artrite ou ossos quebrados nas costas, por exemplo, mas não pode mostrar outros problemas com seus músculos, nervos ou discos.
Todos os raios X envolvem a exposição a uma pequena quantidade de radiação. Isso normalmente é inofensivo, mas é um problema importante se você estiver grávida ou puder estar grávida.
A quantidade de radiação usada é considerada segura para adultos, mas não para fetos em desenvolvimento. Informe o seu médico se estiver grávida ou se acreditar que pode estar grávida.
Para que serve raio x da coluna sacra?
Um Raio X da coluna sacra é um teste útil para muitas condições. Pode ajudar seu médico a entender a causa da dor crônica nas costas ou ver os efeitos de lesões, doenças ou infecções.
Seu médico pode solicitar um raio-X da coluna lombar para diagnosticar:
- defeitos de nascença que afetam a coluna;
- lesão ou fraturas na parte inferior da coluna;
- dor lombar intensa ou que dura mais de quatro a oito semanas;
- osteoartrite, que é a artrite que afeta as articulações;
- osteoporose, que é uma condição que faz com que seus ossos se tornem mais finos;
- curvatura anormal ou alterações degenerativas em sua coluna lombar, como esporas ósseas;
- Câncer.
Seu médico também pode usar outros exames de imagem junto com um Raio X para determinar a causa de sua dor nas costas. Isso pode incluir:
- Varreduras de ressonância magnética;
- varreduras ósseas;
- ultrassons;
- Tomografias.
Cada uma dessas varreduras produz um tipo diferente de imagem.
Como é feito raio x da coluna sacra?
Antes de seu Raio X da coluna sacra
Os raios X são procedimentos de rotina que não requerem muita preparação.
Antes do raio X, você será solicitado a remover quaisquer joias e outros itens metálicos de seu corpo. Informe ao seu médico se você tem implantes de metal de cirurgias anteriores.
Provavelmente, você colocará uma bata de hospital para evitar que botões ou zíperes em suas roupas afetem a qualidade das imagens de raio X.
Durante seu Raio X da coluna sacra
Os raios X são realizados no departamento de radiologia de um hospital ou em uma clínica especializada em procedimentos diagnósticos.
Normalmente, você começará deitado em uma mesa, voltado para cima. Um técnico moverá uma grande câmera conectada a um braço de aço na parte inferior das suas costas. Um filme dentro da tabela abaixo irá capturar as imagens de raios-X de sua coluna enquanto a câmera se move no alto.
O técnico pode pedir que você se deite em várias posições durante o teste, incluindo de costas, de lado, de estômago ou até mesmo de pé, dependendo das visualizações que seu médico solicitar.
Enquanto as imagens são tiradas, você terá que prender a respiração e permanecer imóvel. Isso garante que as imagens sejam o mais claras possível.
Após o seu Raio X da coluna sacra
Após o teste, você pode colocar suas roupas normais e começar o dia imediatamente.
Seu radiologista e médico irão revisar as radiografias e discutir suas descobertas. Os resultados do seu raio-X podem estar disponíveis no mesmo dia.
Seu médico determinará como proceder dependendo do que os raios-X mostram. Eles podem solicitar imagens adicionais, exames de sangue ou outros exames para ajudar a fazer um diagnóstico preciso.
Não se esqueça de seguir as orientações de seu especialista em coluna, realizando os testes solicitados, pois um diagnóstico correto e precoce faz toda diferença para que você receba o melhor tratamento possível.
Agora que você já conhece o Raio X da coluna sacra, acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende o seu teste online com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.