Ressonância da coluna precisa de contraste? Tire essa dúvida
O contraste é um método utilizado em diversos exames contrastados para obter uma melhor visibilidade da parte do corpo que está sendo analisada. Radiografia, ressonância magnética e ultrassonografia são alguns exemplos. Mas esse recurso é necessário sempre? Em um caso específico como a ressonância da coluna: precisa de contraste?
Quando um diagnóstico por imagem é necessário para confirmar alguma alteração corporal ou suspeita de doença, muitas pessoas ficam receosas com o preparo e como o exame acontece.
Exceto as pessoas que possuem alergias e incômodo com lugares apertados, a maioria dos exames de imagem é bastante tranquila, incluindo as versões com contraste.
Continue lendo e entenda quando a ressonância da coluna precisa de contraste e como é a sua ação e possíveis riscos.
Dúvidas de exames: ressonância da coluna precisa de contraste?
A ressonância da coluna precisa de contraste em alguns casos e em outros não.
Na grande maioria das vezes, a ressonância magnética não precisa de contraste, pois o exame em si já proporciona uma boa visualização das estruturas internas do corpo, permitindo o diagnóstico de doenças.
Quando a ressonância da coluna precisa de contraste a análise ganha uma espécie de “upgrade” nos resultados.
Isso é necessário em casos específicos quando o médico entende que será melhor para análise antes de confirmar o diagnóstico.
Alguns casos em que o contraste é usado são em análises de casos pós-cirúrgicos, confirmação da existência de tumores ou de inflamações nas articulações.
O contraste usado na ressonância magnética da coluna lombar é o gadolínio. Entenda melhor a ação desse ativo no corpo e os benefícios para os resultados do exame.
O que é gadolínio?
O gadolínio é uma substância química de contraste usada para melhorar a visualização e a qualidade das imagens de órgãos, músculos e articulações.
É injetado no corpo via intravenosa. A injeção faz efeito em 10 a 30 segundos.
Se houver alguma reação (veja abaixo), ela quase sempre será imediata e perceptível em alguns minutos.
Depois, a substância é processado nos rins e liberada naturalmente pela urina.
Como o corpo reage ao agente de contraste
A maioria das pessoas não tem nenhuma reação ao receber o gadolíneo. Algumas sentem uma leve sensação de frio no braço onde foi feita a injeção, mas este quadro não causa nenhum efeito grave.
Outra reação bastante rara com a aplicação de gadolínio é náusea e dor de cabeça. Mas os pacientes que chegam ao ponto de vomitar são ainda mais raros.
Então quando a ressonância da coluna precisa de contraste, o maioria das pessoas passa bem pela execução do exame.
Preparação da ressonância da coluna com contraste
Para a ressonância da coluna que precisa de contraste, é necessário fazer um jejum de cinco horas antes o exame.
Já para a ressonância da coluna sem contraste não é necessário nenhuma ação prévia, apenas seguir o preparo tradicional.O paciente pode se alimentar normalmente antes e depois do exame.
Se a pessoas fizer uso contínuo de algum medicamento deve informar o médico para orientação de como proceder. Geralmente, não é necessário fazer nenhuma interrupção.
Importância do diagnóstico correto
A ressonância da coluna lombar analisa a região do quadril, mais precisamente o intervalo entre as vértebras L1-L5.
Com o exame é possível detectar alguns problemas nessa região como inflamação do nervo ciático, artrose lombar, hérnia de disco lombar, dentre outros.
Geralmente, as pessoas com problemas na coluna lombar sentem dor na região ou dor irradiada nas pernas ou braços.
Se você tiver esses sinais é importante procurar um médico especialista e fazer uma avaliação e exames para confirmar um diagnóstico — que pode ser a ressonância da coluna com contraste ou sem.
Assim, é possível fazer o tratamento correto e ter qualidade de vida, pois qualquer problema não tratado, especialmente na coluna, podem ser bastante limitantes.
Agende sua ressonância da coluna exame de casa!
Agora que você entende quando a ressonância da coluna precisa de contraste, para agendar um exame é importante contar com profissionais e a infraestrutura adequada para avaliação.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ultrassom;
- Medicina Fetal;
- Ressonância Magnética;
- Doppler;
- Mamografia Digital;
- Densitometria Óssea;
- Raio X Digital;
- Ultrassonografia, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.