Ressonância magnética do coração: como é feita e como se preparar

A ressonância magnética do coração, ou ressonância cardíaca, é um exame de diagnóstico por imagem que serve para auxiliar o médico cardiologista a realizar avaliação de doenças cardíacas com alta precisão diagnóstica, sendo um dos exames mais completos nessa área. Mas, como é feita a ressonância magnética do coração?

A utilização da ressonância magnética na área cardiológica tem demonstrado excelente valor prognóstico, ou seja, as informações desse exame permitem determinar um risco futuro do paciente.

Devido a quantidade de informações que o exame fornece, suas indicações vão de arritmias a tumores. Saber como é feita a ressonância magnética do coração é importante para te ajudar a se preparar para o exame.

A ressonância magnética (RM) é um exame de diagnóstico por imagem:

  • seguro;
  • não invasivo;
  • indolor;
  • sem a utilização de radiação ionizante.

É considerada a técnica de alta definição mais moderna para se detectar possíveis anomalias do coração.

A Ressonância Magnética registra imagens tridimensionais da anatomia e do funcionamento do coração, de forma clara e precisa.

Com ela podemos visualizar também o funcionamento do músculo cardíaco e o fluxo sanguíneo na região que circunda o coração.

Ressonância magnética do coração, como é feita?

A ressonância magnética funciona através da geração de um campo magnético intenso e ondas de rádio que interagem com nosso corpo de modo a obter imagens detalhadas do coração e do tórax.

O exame é usado, principalmente, para detectar ou monitorar doenças cardíacas e avaliar a anatomia e função do coração em pacientes:

  • com doenças cardíacas presentes desde o nascimento;
  • doenças cardíacas que se desenvolvem após o nascimento;
  • para diferenciar tecido normal de tecido anormal.

O tipo de contraste para ressonância magnética é o Gadolínio, que tem um perfil de segurança muito alto e raramente provoca reações adversas.

Administrado por via endovenosa, o contraste serve para evidenciar determinadas áreas do coração, mostrando-as com maior nitidez como também mostra o fluxo sanguíneo das veias e artérias que irrigam o coração.

Permite também identificar antigos infartos, fibroses, cicatrizes e lesões que ainda possam necessitar de tratamento.

O paciente será orientado a retirar a roupa e colocar uma bata hospitalar e será encaminhado para a sala onde se encontra a máquina de Ressonância Magnética.

Ele deverá deitar em uma maca, de barriga para cima. A seguir, o paciente desliza em uma espécie de tubo, onde será feita a captação das imagens.

É muito importante que o paciente se mantenha imóvel para que a qualidade das imagens sejam nítidas e perfeitas.

O batimento cardíaco será monitorado e o paciente será solicitado a prender a respiração por curtos períodos de tempo enquanto as imagens são gravadas.

Ressonância magnética do coração como é feita

Em virtude da máquina de ressonância emitir bastante barulho, o paciente receberá tampões ou fones de ouvido para reduzir os sons emitidos pelo scanner.

A duração do exame é, normalmente, de 20 a 50 minutos. Esse tempo irá depender de como o paciente se portará durante o exame, ou seja, quanto mais tempo ele conseguir permanecer imóvel, menos tempo irá demorar o exame.

Viu como é feita a ressonância magnética do coração? Não é nada complicado.

Indicações para o exame de RM do coração

A Ressonância Magnética costuma ser indicada para confirmar ou aprofundar os conhecimentos sobre patologias na região cardíaca em pacientes doentes.

Além de doenças congênitas, que estão presentes desde o nascimento, o médico cardiologista poderá solicitar a ressonância magnética nos seguintes casos:

  • pesquisa de isquemia miocárdica;
  • avaliação pós-infarto, utilizando contraste para verificar a área do coração afetada por fibrose (degeneração do tecido do órgão);
  • cardiomiopatias (displasia ventricular), doenças do músculo cardíaco que levam à ampliação e inflamação do miocárdio, e podem culminar em insuficiência cardíaca;
  • arritmias, que são alterações na frequência cardíaca do coração;
  • tumores, sejam eles benignos ou malignos (cancerosos);
  • trombos – coágulos que obstruem a circulação do sangue;
  • colagenoses – patologias que causam inflamação e degeneração no tecido conjuntivo, chamados vulgarmente de reumatismos;
  • aneurismas – áreas dilatadas e enfraquecidas em um vaso sanguíneo;
  • doenças nas válvulas do coração;
  • Doença de Chagas;
  • endomiocardiofibroses;
  • síndromes infiltrativas.

Como se preparar para o exame?

Agora que você já sabe como é feita a ressonância magnética do coração, é importante entender o principais cuidados no preparo para a ressonância magnética. A seguir um passo a passo:

  1. a ressonância magnética sem contraste e sem sedação não requer nenhum tipo de preparo prévio.
  2. caso seja necessário fazer uso de contraste, o paciente deverá ter feito jejum para ressonância magnética, nas 5 horas anteriores ao exame.
  3. caso necessite de sedação, normalmente nos casos de paciente claustrofóbico, no diagnóstico de isquemia ou em crianças pequenas, deverá ser suspensa a ingestão de cafeína e alimentos energéticos, como chocolates, nas 24 horas anteriores ao exame.
  4. fazer a retirada de todo e qualquer objeto metálico (brinco, relógio, pulseira, óculos, piercing, anel, colares, aparelhos dentários móveis, …)
  5. não é necessário suspender os remédios diários. Somente se o seu médico lhe orientar o contrário.

Contraindicações para o exame de ressonância magnética

Em alguns casos é contraindicada a realização do exame. Algumas das causas de impedimento são:

  • pacientes com insuficiência renal;
  • pacientes com implantes eletrônicos (marcapasso, clips cerebrais, por exemplo);
  • pacientes que tenham próteses, implantes cocleares, parafusos, placas, válvulas cerebrais, cardíacas ou algumas próteses penianas.
  • pacientes que tenham bombas de medicamentos implantadas ou estimuladores neurais
  • pacientes com  grampos no cérebro usados para tratar aneurismas, ou estilhaços.

Leia também: Quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética?

Saber como é feita a ressonância magnética do coração é muito importante. Isso trará conhecimento e informação ao paciente, o que irá tranquilizá-lo.

O exame permite obter informações precisas sobre:

  • anatomia cardíaca;
  • composição tecidual;
  • função cardíaca;
  • fluxo sanguíneo.

Serve para avaliar a saúde do miocárdio, que é o músculo que forma o coração e que permite que ele bombeie o sangue para todo o corpo, fazendo com que a circulação transcorra normalmente.

A ressonância é capaz de avaliar também:

  • o tamanho e a função das cavidades cardíacas;
  • a espessura e movimento das paredes do coração;
  • a extensão do dano causado por um ataque cardíaco ou doença cardíaca;
  • bloqueios nos vasos sanguíneos;
  • aneurismas.

Após o exame, o médico analisa as imagens em um programa específico de computador onde ele consegue quantificar e qualificar as possíveis alterações estruturais de todo coração.

Será elaborado um laudo com as imagens e a descrição completa do que foi detectado no exame.

De posse do resultado do exame, o paciente deverá encaminhá-lo ao cardiologista para que o mesmo o interprete, verifique a real situação e, caso necessário, dê andamento ao tratamento.

Resultados normais da ressonância magnética do coração indicam que coração, veias e artérias estão saudáveis, sem anormalidades aparentes.

Isso mostra que o risco de doenças cardiovasculares em um futuro próximo é pequeno.

Dúvidas solucionadas sobre como é feita a ressonância magnética do coração? Deixe suas dúvidas em nossos comentários.

Com o pedido de ressonância magnética em mãos, acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: