Sintomas de intolerância à lactose: aprenda a identificar os sinais

Os sintomas de intolerância à lactose são sentidos por muitas pessoas. Uma pesquisa do Datafolha indicou que 35% da população brasileira com idade acima de 16 anos (53 milhões de pessoas) afirmaram ter algum tipo de desconforto digestivo depois de ingerir derivados do leite.

Outro dado relevante descoberto na pesquisa é que 88,2% das pessoas que afirmaram ter dificuldades na digestão nunca tiveram um diagnóstico médico. A maioria homens são com mais de 35 anos.

Tanto a intolerância à lactose quanto qualquer outra doença que gera sintomas que afetam o cotidiano seja alimentar ou físico deve ser investigado.

A intolerância à proteína do leite é um distúrbio alimentar que não tem cura em alguns casos e a intensidade dos sintomas varia bastante.

Aliado a isso, é importante destacar que a não digestão da lactose pode estar relacionada com doenças gastrointestinais que devem ser tratadas para evitar outros problemas. 

Então se você tem dúvidas em relação aos sintomas de intolerância à lactose, continue lendo e aprenda o que observar.

Sintomas de intolerância à lactose: o que observar?

Os sintomas de intolerância à lactose nas pessoas com problemas de digestão da proteína acontecem cerca de 30 minutos a 2 horas depois de comer/beber leite ou alguns de seus derivados.

Dependendo do grau de intolerância, uma pessoa pode sentir um desconforto intenso ou mais moderado.

Alguns dos sintomas de intolerância à lactose que podem ser observados são:

  • enjoos;
  • dor e inchaço na região do abdômen;
  • irritação no intestino;
  • diarreia;
  • vômito;
  • azia
  • inchaço;
  • dores de cabeça;
  • gases;
  • gordura nas fezes.

O conjunto de sintomas é bastante amplo e mesmo observando quando eles acontecem é importante fazer os exames médicos para confirmar o diagnóstico de intolerância.

O exame de lactose pode ser feito através de várias técnicas como:

  • Teste de tolerância à lactose por coleta de sangue;
  • Teste respiratório de hidrogênio;
  • Teste de acidez nas fezes.

O que causa a intolerância à lactose?

intolerancia-lactose-causa

Observando esses sintomas é possível saber se uma pessoa tem intolerância a lactose e o exame específico confirma o diagnóstico. 

Mas o que causa a intolerância à lactose? Tem cura dependendo da causa? A intolerância pode ser de três tipos: 

Intolerância congênita de lactase

Esse é o tipo mais raro de intolerância à lactose no qual o bebê já nasce com a deficiência na produção da enzima lactase que digere o lactose — proteína do leite. 

É comum em bebês prematuros e o distúrbio permanece durante toda a vida.

Intolerância primária

Também chamada de intolerância ontogenética, é um tipo comum de intolerância à lactose. Tem origem genética e manifesta-se ao longo da vida sem uma idade específica para acontecer.

Naturalmente, a produção da enzima lactase diminui ao longo dos anos o que torna qualquer adulto vulnerável a manifestar o distúrbio. 

Intolerância secundária

Os sintomas de intolerância à lactose nos casos secundários acontecem por causa de outras doenças.

Nesses casos, a intolerância é temporária, pois tratando a doença que pode gerá-la é possível extinguir a deficiência na digestão da lactose. 

Doenças inflamatórias do intestino como a doença de Crohn, colite ulcerativa e doença celíaca são algumas condições que podem provocar a intolerância temporária à lactose.

Tratamento para intolerância

Observar os sintomas de intolerância à lactose é o primeiro passo para confirmar o  diagnóstico e começar um tratamento para esse distúrbio.

A abordagem mais comum é fazer adaptações na alimentação. Com orientação médica, o paciente passa a seguir uma nova dieta com a quantidade de lactose que é bem tolerada.

Ao contrário do que o senso comum faz acreditar, a retirada total de leite e seus derivados da alimentação acontece apenas em casos raros.

Fazer o corte desses alimentos por conta própria pode levar a deficiências nutricionais severas como a diminuição nos níveis de cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas.

Algumas dicas para seguir no tratamento são:

  • não beber leite em jejum;
  • tomar leite junto com outros alimentos para deixar a digestão mais lenta;
  • fracionar a alimentação ao longo do dia;
  • queijos possuem menos lactose que o leite;
  • iogurtes e bebidas fermentadas são opções, pois tem uma quantidade de lactose menor.

Outra opção de tratamento envolve a adição de cápsulas com lactase antes das refeições ou sachês com a enzima no copo de leite para fazer a pré-digestão da lactose e facilitar o trabalho de digestão.

Com o acompanhamento médico e a ajuda de um nutricionista a convivência com a intolerância à lactose pode tornar-se algo natural.

Investigue os sintomas que você sente

Os sintomas de intolerância à lactose e de outras doenças não podem ser ignorados. Muitas doenças podem ter melhor resposta do tratamento se diagnosticadas no início.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: