Tecnologia na saúde e as novas formas de cuidado
Os avanços da tecnologia na saúde têm permitido aos médicos diagnosticar e tratar melhor seus pacientes desde o início da prática profissional da medicina.
Graças ao desenvolvimento contínuo da tecnologia na área médica, inúmeras vidas foram salvas e a qualidade geral de vida continua a melhorar com o tempo.
Neste artigo você vai entender como tecnologia e saúde humana estão interligadas e como os avanços tecnológicos impactam a forma de cuidar. Confira!
Tecnologia na saúde e os avanços da medicina
Quando pensamos em tecnologia na saúde, tendemos a imaginar equipamentos futurísticos e robôs, mas a verdade é que tecnologia e saúde humana sempre andaram lado a lado, desde os primórdios da medicina ou até antes disso.
O termo tecnologia é comumente associado ao campo da informática, por isso, antes de tudo, é preciso desmistificar esse conceito.
A origem da palavra vem do grego antigo “TECHNE”, que significa técnica, compreendendo o conceito de habilidade, junto ao termo “LOGIA”, entendido aqui como ciência ou estudo.
Portanto, podemos dizer que tecnologia é o estudo de novas técnicas, ou o domínio de novas habilidades, com o intuito de criar algo útil e funcional para satisfazer às necessidades humanas.
Desde que o mundo é mundo, as tecnologias perpassam toda a nossa jornada neste planeta, desde a pré-história, com o domínio do fogo, até os mais recentes avanços em engenharia.
Na medicina isso não é diferente. Novas tecnologias foram revolucionando a saúde e as formas de cuidado ao longo da história.
Avanços na tecnologia e saúde humana ao longo da história
Há milhares de anos, técnicas de rituais e magias e o uso de plantas já tinham o objetivo de curar doenças. No Egito Antigo, cirurgias complexas já eram realizadas.
Na Grécia Antiga surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças e o advento da medicina como a conhecemos hoje.
No século XIX, a descoberta do microscópio acromático permitiu a Louis Pasteur identificar as bactérias como causadoras de grande parte das doenças.
A invenção do Raio X por Wilhem Roentgen, em 1895, tornou possível visualizar o funcionamento interno do corpo sem a necessidade de cortar a carne.
A descoberta da penicilina por Alexander Fleming, em 1928, revolucionou a medicina, possibilitando o tratamento de várias doenças bacterianas.
Em 1953, James Watson e Francis Crick publicaram um artigo no qual desvendaram o DNA. Quase 50 anos depois, em 2000, o geneticista americano Craig Venter anunciou que 99% do genoma humano havia sido decodificado.
Graças à descoberta dessa molécula que contém todas as informações hereditárias da vida, hoje fazemos vacinas, medicações e até mesmo diagnosticamos doenças antes dos primeiros sintomas surgirem.
Atualmente, pesquisas avançadas em áreas como nano e biotecnologia e inteligência artificial (IA) contribuem para que a medicina tenha cada vez mais sucesso em sua missão: salvar vidas.
Dessa forma, a tecnologia na saúde vai avançando ininterruptamente, tornando o diagnóstico e tratamento de doenças algo cada vez mais descomplicado e acessível para médicos e pacientes.
Você pode saber mais a respeito da evolução da tecnologia na saúde humana, ao longo da história, neste documentário:
Tecnologias da Informação na saúde humana
A Tecnologia da Informação (TI) se trata de soluções providas por recursos de computação. Na medicina, ela tem inúmeras aplicações, tais como:
- Registros médicos eletrônicos (EMR), possibilitando acessar qualquer tipo de informação sobre o paciente – medicamentos, histórico de doenças etc. – em poucos segundos e de qualquer lugar;
- Camas hospitalares equipadas com sensores que medem os sinais vitais dos pacientes;
- Serviços de telessaúde e telemedicina, possibilitando o monitoramento a distância de pacientes;
- Aplicativos que auxiliam na identificação de ameaças potenciais à saúde e no exame de informações digitais.
Além disso, os rápidos avanços na inteligência artificial (IA) – capacidade dos computadores de pensar como humanos, ou melhor que eles – possibilitam analisar dados diagnósticos rapidamente e projetar planos de tratamento cada vez mais eficientes.
Conheça mais sobre a inteligência artificial e os impactos dessa tecnologia na saúde, assistindo ao vídeo abaixo:
Tecnologia de Equipamentos Médicos
Melhores sistemas de monitoramento e equipamentos de digitalização mais confortáveis, estão permitindo que os pacientes passem menos tempo em recuperação e mais tempo desfrutando de uma vida saudável.
A integração da tecnologia de equipamentos médicos com as TIs gerou, por exemplo, as cirurgias robóticas, em que, em alguns casos, os médicos nem mesmo precisam estar na mesma sala que o paciente.
Além disso, cirurgias robóticas permitem um procedimento minimamente invasivo que deixa os pacientes com menos cicatrizes e significativamente menos tempo de recuperação.
Saiba mais sobre os avanços da tecnologia na saúde e nos equipamentos médicos:
Tecnologia e pesquisa em saúde
A tecnologia na saúde também é fundamental para fomentar pesquisas que possibilitem ainda mais avanços na medicina.
Cientistas e médicos estão constantemente conduzindo estudos e testando novos procedimentos para ajudar a prevenir, diagnosticar e curar doenças.
Por meio do uso de tecnologia na saúde em pesquisas médicas, os cientistas são capazes, por exemplo, de examinar doenças em nível celular e produzir anticorpos contra elas.
A Organização Mundial da Saúde estima que as vacinas salvam cerca de 3 milhões de vidas por ano e evitam que milhões de outras pessoas contraiam vírus e doenças mortais.
Leia também: Como as tecnologias vão revolucionar a medicina do futuro?
Tecnologia na saúde e respaldos legais
Com o contínuo avanço da tecnologia na saúde, regras e regulamentos relativos ao seu uso devem ser estabelecidos e ajustados para se adaptarem aos novos métodos de administração de cuidados.
No mundo, regulamentações como a HIPAA e sua Lei de Privacidade e Segurança apontam para os cuidados que os provedores de serviços médicos devem ter ao implementar novos produtos e tecnologias.
No Brasil, uma legislação foi criada para assegurar a privacidade de dados digitais, incluindo àqueles relativos à saúde, a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018.
De acordo com a LGPD, dados pessoais só podem ser consultados ou compartilhados mediante consentimento do usuário.
A aprovação dessa Lei foi um passo importante para que o setor de Saúde passasse a dar mais atenção aos dados de seus pacientes.
Mais importante que a tecnologia na saúde
Lembre-se sempre que há algo mais eficiente e importante que qualquer tecnologia na saúde: a prevenção.
Mantenha hábitos saudáveis: exercite-se, alimente-se bem, cuide de sua saúde mental e realize um check-up periódico de saúde, mesmo não apresentando sintomas.
Um simples teste solicitado em uma consulta de rotina pode salvar sua vida, ao possibilitar diagnosticar precocemente uma doença.
Acessando o site da Eigier você poderá pré-agendar seus exames online, com conforto e segurança.
Estamos há mais de 37 anos no mercado de medicina diagnóstica e contamos com equipamentos de última geração, digitais, que garantem imagens de altíssima qualidade.
Contamos com o suporte de uma Central de Laudos 24/7, onde atuam somente radiologistas com título de especialista.
Esses laudos e respectivas imagens são disponibilizados no nosso site, com fácil acesso para o médico e o paciente.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.