[LISTA] Conheça 3 principais tipos de exames complementares e seus usos

Ao investigar uma doença, após realizar uma anamnese e exame físico inicial, o médico solicita alguns tipos de exames complementares, a fim de confirmar um suposto diagnóstico e saber a melhor forma de tratar o paciente. 

Vamos supor que você vá a uma consulta regular. A primeira coisa que o médico vai fazer é conversar com você. Perguntar o que está sentindo, se tem algum sintoma incomum, vai querer saber sobre seu histórico de saúde etc.

Depois disso, ele vai examiná-lo: aferir a pressão arterial, auscultar o coração e os pulmões, observar sua aparência e assim por diante. Se, após essa avaliação inicial, o médico notar algo estranho, ele pode exigir alguns testes extras, que geralmente podem ser:

  • exames de imagem (ressonância magnética, tomografia etc.)
  • exames de laboratório (sangue, urina, fezes etc.)
  • exames de anatomia patológica (biópsia, punção etc., entre outros

Os testes exigidos vão depender do que o profissional suspeita que você possa ter. Continue lendo para saber tudo sobre os tipos de exames complementares e como eles auxiliam no diagnóstico de inúmeras doenças!

1) Tipos de exames complementares de imagem

Os exames complementares de imagem auxiliam a visualizar e avaliar as estruturas internas do corpo. Os testes mais comumente utilizados são:

Tomografia

 

A tomografia é uma técnica que utiliza radiação ionizante (raios X) para captar imagens de alta-definição de cortes do corpo, mostrando o que existe em cada nível específico. 

O exame permite obter informações detalhadas sobre muitas estruturas e órgãos importantes, tais como:

  • pulmões;
  • ossos;
  • tecidos moles;
  • coração e vasos sanguíneos.

Leia também: Diferença entre Tomografia e Ressonância Magnética: funcionamento e vantagens

Densitometria Óssea

A densitometria é um exame simples e rápido utilizado para detectar a osteoporose. O teste é feito através de um aparelho que determina a massa de alguns ossos do corpo, verificando se há perda óssea, em qual o grau e se há risco de fratura.

Leia também: Tudo sobre densitometria óssea e como é feito o procedimento

Mamografia

A mamografia é uma técnica radiográfica especial que permite visualizar os tecidos moles que constituem a mama, verificando a presença de formações anormais como cistos e tumores.

Leia também: Tudo sobre a mamografia: conheça todos os detalhes sobre o exame

Ressonância Magnética (RM)

A Ressonância é um método de diagnóstico que usa um campo magnético e ondas de radiofrequência para permitir a visualização dos órgãos internos do corpo humano.

É essencial em um diagnóstico de doenças degenerativas do sistema nervoso e da estrutura osteoarticular, bem como no diagnóstico de determinados tumores malignos.

Leia também: Tudo sobre ressonância magnética: o que é e por que é feita

Radiografia

O Raio X é uma das técnicas mais usada em imagens médicas. Em seu processo, o exame utiliza radiação que, quando penetra no organismo, é absorvida pelos diferentes tecidos para formar imagens das estruturas internas do corpo.

Leia também: Raio X: como funciona e para que serve o exame

2) Tipos de exames complementares laboratoriais

Os exames laboratoriais são utilizados para verificar a presença ou o nível de substâncias em nosso organismo que indicam problemas de saúde. Entre os principais estão:

Hemograma (sangue)

É um exame de sangue usado para avaliar a saúde geral e detectar uma ampla gama de distúrbios, incluindo anemia, infecção e leucemia. Ele mede vários componentes e características do sangue, incluindo:

  • Glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio
  • Glóbulos brancos, que combatem a infecção
  • Hemoglobina, a proteína transportadora de oxigênio nos glóbulos vermelhos
  • Hematócrito, a proporção de glóbulos vermelhos no componente fluido, ou plasma, no sangue
  • Plaquetas, que ajudam na coagulação do sangue

Urina

É usado para detectar e gerenciar uma ampla gama de distúrbios, como infecções do trato urinário, doenças renais e diabetes. Envolve a verificação da aparência, concentração e conteúdo da urina.

Fezes

Uma análise das fezes é uma série de testes feitos em uma amostra para ajudar a diagnosticar certas condições que afetam o trato digestivo. Essas condições podem incluir infecções (como parasitas, vírus ou bactérias), baixa absorção de nutrientes ou câncer.

Citologia

É o estudo médico e científico das células. Citologia refere-se a um ramo da patologia, a especialidade médica que lida com a realização de diagnósticos de doenças e condições através do exame de amostras de tecido do corpo.

Biópsia

É um procedimento para remover um pedaço de tecido ou uma amostra de células do seu corpo para que possa ser analisado em laboratório.

3) tipos de exames complementares em saúde ocupacional

No Brasil, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) faz parte de um conjunto de iniciativas da saúde dos trabalhadores que torna obrigatória a avaliação médica:

  • na admissão;
  • periodicamente;
  • no retorno ao trabalho;
  • na mudança de função;
  • na demissão.

Essa avaliação tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos possíveis danos à saúde relacionados ao trabalho.

Os exames complementares de saúde ocupacional geralmente incluem:

  • audiometria:  avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho,
  • espirometria: detecta possíveis anormalidades pulmonares
  • eletrocardiograma: avaliação cardíaca;
  • acuidade visual:  detecção da capacidade funcional da visão;

Para agendar algum dos tipos de exames complementares de diagnóstico acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

 

Comentários: