Conheça 11 tipos de exames do coração [bônus: 5 dicas para sua saúde cardíaca]
Você conhece os tipos de exames do coração? Sabe quais cuidados deve tomar para evitar complicações graves e até fatais como o ataque cardíaco?
No Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e muitos desses casos poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce.
Por isso é tão importante se informar sobre as maneiras de verificar a saúde de seu coração e sobre os cuidados que você deve ter com esse órgão vital. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!
Tipos de exames do coração
Após procurar o médico com queixas que o levem a suspeitar de doença cardíaca, ele pode solicitar uma série de exames para chegar a um diagnóstico e gerenciar sua condição.
Confira os tipos de exames do coração que podem ser solicitados:
1) Exames de sangue
Quando seu músculo cardíaco está danificado, como em um ataque cardíaco, seu corpo libera certas substâncias no sangue.
Os exames de sangue podem medir os níveis dessas substâncias e mostrar se e quanto do seu coração foi danificado. O teste mais comum verifica os níveis de troponina.
Também são realizados exames de sangue para medir o nível de substâncias que podem interferir em sua saúde cardíaca, como as gorduras (colesterol e triglicerídeos) e minerais.
Leia mais sobre exames de sangue para o coração clicando aqui.
2) Monitoramento da pressão arterial (holter cardíaco)
O médico pode prescrever o uso de um monitor de pressão arterial e de frequência cardíaca, por 24h a 48h, durante as atividades diárias normais e o sono. O monitor é leve e fácil de usar e ajuda a obter informações precisas.
3) Radiografia do tórax
Usando raios X, são produzidas imagens da estrutura e órgãos internos do seu peito, como coração, pulmões e vasos sanguíneos.
Essas imagens podem mostrar se há sinais de insuficiência cardíaca.
4) Eletrocardiograma (ECG)
Em um ECG, pequenos eletrodos são colocados no peito, braços e pernas e conectados a uma máquina que registra os impulsos elétricos do coração e os imprime em papel.
O médico pode usar um ECG para diagnosticar um ataque cardíaco ou ritmos cardíacos anormais (arritmias cardíacas).
5) Teste de esforço
Este é um eletrocardiograma (ECG) feito enquanto você se exercita. O médico verifica a sua frequência cardíaca, ritmo cardíaco e pressão sanguínea.
O teste mostra como seu coração funciona durante o exercício. Às vezes, é chamado de teste em esteira ou teste de exercício.
6) Ecocardiograma (ultrassom cardíaco)
Um ecocardiograma é um teste comum, que cria imagens do coração usando o ultrassom. Ele é realizado movendo uma sonda sobre o peito do paciente (transtorácico) ou pelo esôfago (transesofágico).
O exame ajuda o médico a verificar se há algum problema com as válvulas e câmaras do coração e a ver com que intensidade o sangue é bombeado.
Já o eco de estresse é usado para detectar diferenças nas câmaras e válvulas do músculo cardíaco e com que intensidade o coração bate com o exercício físico.
Conheça outros detalhes sobre o ecocardiograma assistindo ao vídeo abaixo:
7) Angiografia coronariana (cateterismo)
Um angiograma coronário, também conhecido como “cateterismo cardíaco”, pode ser feito durante ou após um ataque cardíaco ou angina.
Durante o procedimento, um cateter (pequeno tubo) é colocado em uma artéria na virilha, braço ou punho, sob anestesia local, e é movido até atingir o coração.
Um corante especial é injetado nas artérias coronárias e é feito um raio X.
As imagens do exame vão mostrar ao médico onde e o quanto as artérias estão estreitadas e também o quão bem o coração está bombeando.
Os angiogramas coronarianos ajudam o médico a decidir sobre o melhor tratamento a ser realizado.
Veja mais detalhes sobre o cateterismo cardíaco nesse vídeo do canal do Dr. Dráuzio Varella:
8) Angiografia por tomografia computadorizada
Este é um tipo de tomografia computadorizada (TC) que pode ajudar a diagnosticar doenças da artéria coronária.
O exame produz uma imagem tridimensional das câmaras cardíacas e artérias coronárias que fornecem sangue ao coração.
Durante a angiografia por tomografia computadorizada, você se deita em uma maca e uma máquina redonda, em formato de rosca, gira ao redor do seu corpo para criar as imagens.
A TC utiliza radiação em seu processo e pode ser necessário o uso de contraste a base de iodo para melhorar a visualização dos órgãos estudados.
Este é um teste não invasivo para pessoas que podem estar apresentando sintomas cardíacos incomuns.
9) Ressonância magnética
Uma ressonância magnética usa um forte campo eletromagnético para criar imagens detalhadas do coração. O exame pode produzir imagens estáticas ou em movimento e não envolve radiação.
Às vezes, um corante especial (contraste) é usado para facilitar a visualização de partes do músculo cardíaco e das artérias coronárias.
O teste mostra ao médico a estrutura do seu coração e como ele está funcionando, para que eles possam decidir o melhor tratamento para você.
Saiba mais sobre a ressonância magnética do coração clicando aqui.
10) Cintilografia cardíaca
A cintilografia é utilizada para avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o músculo cardíaco, a fim de detectar possíveis falhas em sua irrigação.
No exame, uma substância radioativa (contraste) é injetada na corrente sanguínea, vai para o coração e libera energia, enquanto são produzidas imagens de toda a região em que ela está agindo.
Pode ser feito com o paciente em repouso ou em uma esteira ou bicicleta, para verificar quanto sangue flui para o coração e quão bem ele é bombeado quando você está descansando e fazendo atividade física.
Saiba mais sobre a cintilografia no vídeo:
11) Testes de inclinação
Os médicos usam testes de inclinação para verificar se diferentes posições corporais provocam um batimento cardíaco anormal (arritmia). Eles são especialmente úteis para investigar o coração de pessoas que desmaiam sem explicação.
Veja mais detalhes sobre esse teste no vídeo:
Como cuidar do seu coração?
Além de realizar os tipos de exames do coração necessários para saber se você tem algum problema, também é preciso manter hábitos saudáveis para protegê-lo.
Seu coração é a força motriz de todo o seu corpo e, por isso, é fundamental cuidar devidamente de sua saúde cardíaca.
Confira cinco maneiras eficazes para melhorar e manter a saúde do coração:
1) Mantenha uma dieta saudável
Consumir as vitaminas e minerais que seu coração precisa fornece a base para um coração saudável.
Alimentos que ajudam a saúde cardíaca reduzindo o colesterol, diminuindo a pressão sanguínea e reduzindo a inflamação incluem:
- Aveia
- Peixes (ricos em ômega 3)
- Verduras de folhas escuras
- Leguminosas
- Nozes e sementes (oleaginosas)
- Frutas, principalmente as ricas em gordura boa como o abacate
- Azeite
O sódio em excesso é um ingrediente prejudicial à saúde do coração e está presente em grande quantidade nos alimentos processados.
Uma boa dica seria: tente descascar mais e desembrulhar menos.
Além disso, uma alternativa ao sal para temperar seus alimentos é adicionar um pouco de limão, vinagre ou ervas diferentes. Isso adiciona sabor sem os efeitos negativos do sódio.
Leia:
O que é alimentação não saudável
2) Durma bem
Não dormir o suficiente aumenta o risco de doenças cardiovasculares e coronárias, independentemente da idade, peso, tabagismo e hábitos de exercício.
Dormir pouco muda a forma como nosso corpo funciona e pode afetar a pressão sanguínea. Entretanto, o excesso de sono também pode afetar negativamente a saúde do coração.
Certifique-se de receber as sete a nove horas recomendadas de sono todas as noites e estará no caminho certo para ajudar a saúde do seu coração.
3) Exercite-se
Três tipos de exercício são vitais para a saúde do coração: aeróbico, resistência e flexibilidade.
Alguns exemplos de atividades benéficas são corrida, musculação e ioga, por exemplo.
Variando o tipo de exercícios que são realizados todos os dias, você pode fortalecer e treinar o coração de maneiras diferentes.
Faça no mínimo 30 minutos por dia de atividade física para estimular positivamente o coração.
Leia: 7 benefícios da atividade física para a saúde
4) Pare de fumar
Fumar, com todos os seus efeitos colaterais negativos, é prejudicial à saúde do coração e é a causa de muitas outras doenças.
Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano.
Ao simplesmente parar de fumar, você estará salvando seu coração de complicações quase inevitáveis.
5) Aprenda a gerenciar seu estresse
Todos nós temos vidas ocupadas e o estresse é inevitável. Embora não possamos evitá-lo completamente, podemos fazer tentativas de gerenciá-lo de maneira saudável.
Você pode por exemplo:
- Fazer uma aula de yoga
- Reservar pelo menos 30 minutos do dia para fazer o que gosta
- Praticar meditação
Leia: 18 dicas de como ter saúde mental
Pequenos passos como esses a cada dia podem levar a grandes avanços em direção a uma melhor saúde do coração.
As doenças cardíacas são mais fáceis de tratar quando detectadas precocemente, portanto, converse com seu médico sobre suas preocupações e sobre a presença de sintomas anormais.
Agora que você já conhece os tipos de exames do coração, se você acha que pode estar em risco, procure um especialista e realize os testes necessários para um diagnóstico e tratamento corretos.
Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende online seus exames, com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia