Ultrassom em criança: como preparar seu filho e como é feito o procedimento

O ultrassom é um exame de diagnóstico por imagem muito útil para confirmar doenças e monitorar sintomas percebidos no corpo. A execução do ultrassom em criança não é diferente do processo em um adulto.

Entre os tipos de exame por imagem, o ultrassom é um dos mais tranquilos, com preparação simples e execução rápida.

No caso dos pequenos é importante ter o apoio dos pais antes e durante o exame para tranquilizar a criança em relação ao procedimento.

Então, se você é pai e quer entender melhor o ultrassom em criança e como ajudar seu filho a se preparar, continue lendo!

Ultrassom em criança: o que é?

ultrassonografia-em-crianca-preparo

O ultrassom em crianças usa o mesmo princípio e equipamento que o ultrassom em adultos.

O ultrassom é um aparelho equipado com um transdutor que em contato com a pele emite ondas sonoras. Os ecos dessas ondas sonoras são transformados em imagens da região do corpo analisada.

Ao contrário de outro exames de imagem como a radiografia, por exemplo, o ultrassom não usa nenhum tipo de radiação e é totalmente indolor. 

Portanto, é totalmente seguro para uma criança e como veremos adiante, as salas de exame são especiais para distrair os pequenos do procedimento.

Como funciona o ultrassom em criança

O ultrassom em criança é realizado em clínicas especializadas em exames de imagem ou em alas pediátricas de hospitais e clínicas infantis.

Dependendo da área que vai ser analisada no exame, a criança ficará deitada de barriga para cima ou de lado para facilitar a ação do transdutor.

Para que não tenha ar entre a pele e o transdutor é aplicado um gel na pele que deve estar descoberta.

Para tranquilizar o paciente, o ultrassom em criança é feito com os pais juntos na sala para que ela se sinta mais segura. Os pais também podem ajudar o técnico em qualquer necessidade.

Com o gel aplicado, o transdutor desliza na superfície da pele para fazer as imagens e, assim, o médico consegue observar e identificar anormalidades mais facilmente.

Geralmente, um exame de ultrassom em criança dura cerca de 30 minutos.

Sala especial para crianças

Tanto no ultrassom em crianças quanto no ultrassom em adultos, a sala tem uma luz mais baixa para que o médico consiga analisar com mais precisão as imagens do monitor.

Dessa forma, além da presença dos pais, as crianças ganham brinquedos para se distrair ou assistem vídeos enquanto o exame acontece.

Além de o espaço ser decorado com motivos infantis, tornando o ambiente mais familiar para os pequenos pacientes.

A equipe de médicos, técnicos e enfermeiros são especialistas na área pediátrica e são preparados para lidar e contornar qualquer objeção das crianças com o exame.

Resultados do ultrassom

O ultrassom gera imagens em 2D ou 3D nas cores preta e branca. Quando existe alguma anormalidade como massas, existência de líquidos, lesões ou qualquer outra alteração em tecidos moles, elas aparecem em tons de cinza. 

Caso seja necessário mais informações ou uma análise mais profunda do quadro do paciente, o médico pode pedir exames complementares como a tomografia e a ressonância magnética.

O ultrassom em criança pode ser refeito sempre que necessário, sem perigos para o paciente.

Tipos de ultrassom em criança

ultrassom-cabeca-bebes

O ultrassom em criança pode ser realizado em várias partes do corpo. Algumas são:

  • Ultrassom do quadril: esse tipo de ultrassom em criança pode ser feito a partir de seis meses de idade para analisar um deslocamento ou subdesenvolvimento do quadril;
  • Ultrassom da pélvis: o ultrassom da área pélvica analisa os ovários e o útero de uma menina e também a bexiga e investiga dores nessa região em crianças de ambos os sexos;
  • Ultrassom da cabeça: o ultrassom em crianças no cérebro analisa as estruturas cerebrais e os ventrículos em bebês recém-nascido e com moleira para analisar qualquer suspeita de anormalidades;
  • Ultrassom abdominal: fígado, bexiga, pâncreas, vesícula, rins, baço e outros órgãos são analisados com esse tipo de ultrassom.

Preparo para o ultrassom em criança

Os principais preparos para o ultrassom em criança são o controle da ingestão de água e o jejum.

De acordo com a faixa etária, a período sem se alimentar e a quantidade de água a ser ingerida antes do exame variam.  

Os bebês de até um ano e meio deve suspender as mamadas e a alimentação duas horas antes do exame. Os pais devem levar uma mamadeira de 250 ml de água e dar ao bebê uma hora antes do ultrassom. 

Crianças de até 14 anos devem fazer jejum de quatro horas, exceto de água, e tomar quatro copos de água duas horas antes do exame para encher a bexiga.

Os pais devem saber o peso e a altura da criança para informar ao técnico pediátrico se necessário. 

Escolha roupas confortáveis para o seu filho no dia do exame que sejam fácil de levantar o retirar, se necessário. 

Um cobertor, bicho de pelúcia ou outro item favorito ajuda a distrair as crianças muito pequenas ou inquietas durante o ultrassom.

Jogos, livros ou outras atividades tranquilas também são ótimas para aliviar os momentos de espera. Ajude seu filho a escolher o que levar!

Agende um ultrassom em criança de casa

Quem tem filhos pequenos e vai precisar marcar um ultrassom em criança precisa de praticidade e conforto, inclusive na hora de agendar o exame.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: