O que é o exame de urografia excretora? Como é feito?

A urografia excretora é um exame usado para avaliar o trato urinário. É realizado por meio de radiografia convencional e administração intravenosa de material de contraste, que permite observar o caminho da urina, desde os rins até a uretra. 

As imagens de urografia são usadas para avaliar problemas ou detectar anormalidades em partes do sistema urinário, incluindo:

  • pedras nos rins;
  • aumento da próstata;
  • tumores nos rins, ureteres ou bexiga;
  • cicatrizes de infecção do trato urinário;
  • anomalias congênitas do trato urinário.

Neste artigo, você vai saber como é feita a urografia excretora com contraste, quais os riscos, seu preço e sua importância.

Vamos lá?

Como é feita a urografia excretora com contraste?

O preparo para o exame de urografia excretora exige jejum de 8 horas e também pode ser necessário tomar um laxante suave (na forma de comprimido ou líquido) na noite anterior ao procedimento.

Você também deve informar ao seu médico sobre: 

  • medicamentos que esteja tomando;
  • histórico de alergia, especialmente a materiais de contraste iodados;
  • doenças recentes ou outras condições médicas;
  • possibilidade de estar grávida.

Logo antes da urografia excretora, você deve vestir um avental cedido pela clínica e  remover joias, aparelhos dentários móveis, óculos e quaisquer objetos de metal ou roupas que possam interferir nas imagens de raio x.

Após toda essa preparação, você é encaminhado para o aparelho onde as imagens serão tiradas e o exame tem início.

Durante o exame de urografia excretora

Isso é o que acontece durante uma urografia excretora:

  1. Algumas imagens são feitas antes do contraste ser injetado; 
  2. O contraste é injetado, geralmente em uma veia do braço, seguido por imagens estáticas adicionais;
  3. Você deve ficar quieto e pode ser solicitado a não respirar por alguns segundos enquanto as imagens são feitas; 
  4. Conforme o material de contraste é processado pelos rins, uma série de imagens é obtida para determinar seu tamanho e para visualizar o trato urinário em ação quando começa a esvaziar;
  5. Pode ser solicitado que você se vire de um lado para o outro e mantenha várias posições diferentes para permitir que o radiologista capture visualizações de vários ângulos;
  6. Perto do final do exame, pode ser solicitado que você esvazie a bexiga para que uma radiografia adicional possa ser feita na bexiga após o esvaziamento.

Imagem das vias urinárias obtida durante uma urografia excretora

Quando o exame for concluído, pode ser solicitado que você espere até que o radiologista determine que todas as imagens necessárias foram obtidas.

Uma urografia excretora geralmente é concluída em uma hora. Porém, como alguns rins funcionam mais devagar, o exame pode durar até quatro horas.

Quais os riscos do exame de urografia excretora?

Materiais de contraste usados ​​na urografia excretora podem causar reações alérgicas adversas em algumas pessoas, às vezes exigindo tratamento médico.

Mas raramente os pacientes terão uma reação alérgica. O prurido que persiste ou é acompanhado por urticária pode ser facilmente tratado com medicamentos. 

Em casos muito raros, o paciente pode ficar com falta de ar ou apresentar inchaço na garganta ou em outras partes do corpo. 

Estes podem ser indícios de uma reação mais séria ao material de contraste que deve ser tratada imediatamente. Informe ao radiologista se sentir estes sintomas, pois ele está bem preparado para o tratar.

Você pode pode saber mais sobre os riscos do uso de materiais de contraste no vídeo abaixo:

Qual o preço da urografia excretora?

O preço da urografia excretora depende do tipo do exame, mas também de aspectos como região do país, clínica em que é realizado etc. Por isso, seu preço pode variar de 250 a 450 reais. Também pode ser realizado gratuitamente pelo SUS, quando há indicação médica.

Tomografia das vias urinárias

Outras técnicas também podem ser usadas para este exame, como é o caso da urografia por tomografia das vias urinárias ou ressonância magnética.

O procedimento é basicamente o mesmo, com a diferença que nesses casos são utilizadas imagens de tomografia (TC) e ressonância (RM), após o material de contraste intravenoso, para avaliar o trato urinário, ao invés de raio X. 

A urografia por TC e RM são usadas como técnicas de imagem primárias para: 

  • avaliar pacientes com sangue na urina (hematúria); 
  • acompanhar pacientes com história prévia de câncer do sistema coletor urinário 
  • e identificar anormalidades em pacientes com urina recorrente infecções do trato. 

Além da imagem do trato urinário, a TC e a urografia por RM podem fornecer informações valiosas sobre outras estruturas abdominais e pélvicas e doenças que podem afetá-las.

Quanto ao preparo para a tomografia dos rins e vias urinárias, assim como da ressonância, você encontra mais informações nestes artigos:

Exame de tomografia computadorizada: o que é, para que serve e como é feito?

Preparo para ressonância magnética: quais as contraindicações?

Importância do exame de urografia excretora

Como dissemos, a urografia excretora é um importante exame para diagnosticar problemas renais e demais órgãos do sistema excretor.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a quantidade de brasileiros adultos com doença renal crônica (DRC) vem crescendo nos últimos anos.

O número de pacientes em diálise, quando os rins não funcionam mais e é preciso usar uma máquina para filtrar o sangue, cresceu de 42 mil pessoas em 2000 para mais de 122 mil em 2016.

A DRC é frequentemente “progressiva”, o que significa que piora com o tempo e os danos aos seus rins causam cicatrizes permanentes. 

Por isso, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para evitar suas complicações.

Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor maneira de cuidar de sua saúde!

Mantenha hábitos saudáveis: exercite-se, alimente-se bem, cuide de sua saúde mental e realize um check-up periódico de saúde, mesmo não apresentando sintomas. 

Um simples teste solicitado em uma consulta de rotina pode salvar sua vida, ao possibilitar diagnosticar precocemente uma doença.

Acesse o site da Eigier e agende seus exames, com conforto e segurança.

A  Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: