O que é tireoide? Entenda como essa glândula funciona
Nosso sistema endócrino é formado por várias glândulas que secretam hormônios fundamentais para o bom funcionamento do corpo. A tireoide é uma dessas glândulas e você já deve ter ouvido falar sobre ela, não é mesmo? Mas você sabe o que é a tireoide, como ela funciona e afeta as funções vitais?
Os hormônios da tireoide viajam pelo corpo através da corrente sanguínea, chegando até os tecidos e suas células fornecendo energia para suas funções.
Alterações na secreção dos hormônios afetam diretamente a saúde e precisam ser diagnosticadas e tratadas com atenção.
Se você quer entender melhor o que é a tireoide e qual a sua função no organismo e quais disfunções podem ocorrer, continue lendo!
O que é a tireoide?
A tireoide é uma glândula do sistema endócrino. Ela fica localizada na região do pescoço, logo abaixo do pomo de adão.
![local-tireoide](https://eigierdiagnosticos.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/11/local-tireoide.jpg)
Fonte: Reprodução/Manual MSD.
A tireoide tem um formato semelhante ao de uma asa de borboleta e é dividida em dois lóbulos, interligados por uma “ponte” chamada de istmo.
A glândula tem uma cor vermelha puxada para o castanho e é ricamente vascularizada. Pela região também passam nervos associados a função da voz.
As atividades da tireoide são reguladas pelo hipotálamo que estimula a hipófise a liberar o hormônio TSH, conhecido como hormônio estimulante da tireoide.
De acordo com o funcionamento adequado ou não da tireoide, há mais ou menos hormônios circulantes no corpo. Entenda a seguir como acontece a produção de cada um.
Hormônios da tireoide
Os hormônios da tireoide auxiliam as células do nosso corpo a funcionar normalmente. A glândula secreta dois hormônios principais pelo estímulo do TSH que são:
- Tri-iodotironina: referido como T3;
- Tiroxina ou tetraiodotironina: chamado também de T4.
O T3 é formado por três átomos de iodo e o T4 por quatro átomos. O iodo é um micronutriente do organismo utilizado na síntese dos hormônios tireoideanos.
A ação dos hormônios influencia em funções corporais como metabolismo, temperatura corporal, crescimento e desenvolvimento dos órgãos na infância e adolescência, etc.
Depois de liberados, acontece também a conversão de T4 em T3 no fígado e em outros órgãos, resultando no hormônio mais ativo. Essa transformação varia de acordo com a necessidade e saúde no organismo.
Uma parte dos hormônios da tireoide se ligam a globulina, uma proteína, e a outra circula livre pelo organismo. Quando necessário, os hormônios podem se desligar da proteína transportadora para realizar funções no corpo.
Ação da tireoide no organismo
A velocidade com que a células do nosso corpo trabalham é afetada diretamente pelo funcionamento da tireoide.
Como mencionado acima, os hormônio T3 e T4 dão energia às células do corpo para que elas possam trabalhar. Essa atividade celular é conhecida como metabolismo.
Quando uma quantidade maior que a necessária de hormônio é secretada pela da tireoide, as células ficam hiperativas e algumas funções mais aceleradas.
Um exemplo disso é o aumento da frequência cardíaca e ou aumento da atividade intestinal, gerando idas frequentes ao banheiro ou até mesmo diarreias. Essa condição é conhecida como hipertireoidismo.
Já quando há menos hormônio do que o necessário presente no organismo, as funções do organismo ficam mais lentas.
Usando os mesmo exemplos citados acima, o frequência cardíaca baixa e o intestino fica lento, causando o quadro de constipação. Esse efeito é conhecido como hipotireoidismo.
O hipotireoidismo é um problema da tireoide mais comum do que o hipertireoidismo.
Como identificar distúrbios na tireoide
Os distúrbios da tireoide nem sempre são fáceis de identificar. Geralmente, o exame de sangue é o principal método de diagnóstico usado para identificar algum problema.
Através do sangue é possível checar os níveis dos hormônios TSH, T3 e T4.
A tireoide também pode inchar ou desenvolver câncer. Então é importante consultar um médico endocrinologista para fazer um diagnóstico.
Alguns sintomas dos quadros mais comuns de hiper e hipotireoidismo são:
- cansaço;
- sensação de frio;
- ganho de peso;
- baixa concentração;
- depressão;
- perda de peso;
- intolerância ao calor;
- ansiedade;
- olhos doloridos e ásperos, etc.
Quando é necessário checar se existe algum tecido anormal, pode ser feito um ultrassom da tireoide. O diagnóstico por imagem auxilia muito a encontrar e definir que tipo de problema o paciente tem.
O preparo para ultrassom da tireoide é tranquilo, assim como o processo de condução do exame e o paciente pode retornar às atividades normalmente depois.
Além do hipotireoidismo e hipertireoidismo, outros distúrbios da tireoide são:
- Nódulos benignos;
- Doença de Graves;
- Doença de Hashimoto;
- Bócio;
- Câncer da tireoide.
Exames para checagem da tireoide
Quando o paciente procura o médico com a suspeita de disfunções na tireoide, o primeiro passo é confirmar o diagnóstico através de exames.
Por isso, é importante procurar um clínica especializada em diagnóstico e que forneça com qualidade os exames necessários.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ultrassom;
- Medicina Fetal;
- Ressonância Magnética;
- Doppler;
- Mamografia Digital;
- Densitometria Óssea;
- Raio X Digital;
- Ultrassonografia, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.