Exame de sangue para o coração | Conheça 6 importantes testes e o que revelam sobre sua saúde cardíaca
Você já ouviu falar em exame de sangue para o coração? Ou que algumas substâncias encontradas na corrente sanguínea podem indicar a presença de problemas cardíacos?
E não são apenas os níveis de colesterol os responsáveis por sinalizar como anda sua saúde cardíaca.
A presença de certas proteínas e outros elementos, em excesso ou em falta em seu organismo, também podem revelar se seu coração está em risco.
Ficou curioso? Então continue lendo para conhecer os exames de sangue usados pelos médicos para diagnosticar e gerenciar doenças cardíacas!
Exame de sangue para o coração:
1) Gorduras no sangue
O painel lipídico mede os níveis de gorduras no sangue e pode indicar os riscos de um infarto, por exemplo, ou de outras doenças cardíacas.
Esse exame de sangue para o coração normalmente inclui análises de:
Colesterol total
É a quantidade total de colesterol no seu sangue. Um nível alto pode aumentar o risco de doença cardíaca.
Idealmente, seu colesterol total deve estar abaixo de 200 miligramas por decilitro (mg / dL).
Colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL)
Conhecido como colesterol “ruim”, seu excesso no sangue causa acúmulo de placa nas artérias, o que reduz o fluxo sanguíneo.
Às vezes, esses depósitos de placa se rompem e levam a problemas cardíacos e vasculares graves.
O seu nível de colesterol LDL deve ser menor que 130 mg / dL .
Os níveis desejáveis estão abaixo de 100 mg / dL , especialmente se você tiver diabetes ou histórico de ataque cardíaco, stent cardíaco, cirurgia de ponte de safena ou outra condição cardíaca ou vascular.
Em pessoas com maior risco de ataques cardíacos, o nível recomendado de LDL é inferior a 70 mg / dL.
Colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL)
Conhecido como colesterol “bom”, ele ajuda a eliminar o colesterol LDL (“ruim”), mantendo as artérias abertas e o sangue fluindo mais livremente.
Se você é homem, seu nível de colesterol HDL deve estar acima de 40 mg / dL.
As mulheres devem procurar um HDL acima de 50 mg / dL.
Triglicerídeos
Os triglicerídeos são outro tipo de gordura no sangue.
Apresentar níveis altos dessa substância significa que você come mais calorias do que queima, o que pode aumentar seu risco de doença cardíaca.
Seu nível de triglicerídeos deve ser menor que 150 mg / dL.
Colesterol não HDL
Colesterol de lipoproteína de alta densidade (não HDL-C) é a diferença entre colesterol total e colesterol HDL.
O não-HDL-C inclui colesterol nas partículas de lipoproteínas envolvidas no endurecimento das artérias e pode ser um melhor marcador de risco que o colesterol total ou o colesterol LDL.
Veja dicas para adotar hábitos saudáveis e equilibrar seus níveis de gordura no sangue:
O que fazer para ter uma alimentação saudável
O que é alimentação não saudável
Benefícios da atividade física para a saúde
2) Proteína C reativa de alta sensibilidade
A proteína C reativa (PCR) é produzida pelo fígado como resposta do organismo a lesões ou infecções, causando processos inflamatórios no interior do corpo.
Essa inflamação desempenha um papel importante no processo de aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias).
Por isso, o teste de PCR ultrassensível (PCR-us) é um exame de sangue para o coração que ajuda a determinar seu risco de doença cardíaca antes mesmo que você apresente sintomas.
Como os níveis de PCR podem ser temporariamente aumentados por muitas situações, como um resfriado ou uma longa corrida, o exame deve ser feito duas vezes, com duas semanas de intervalo.
Um nível de PCR-us acima de 2,0 miligramas por litro (mg / L) indica um risco maior de doença cardíaca.
3) Lipoproteína (a)
A lipoproteína (a), ou Lp (a), é um tipo de colesterol LDL. Seu nível de Lp (a) é determinado por seus genes e geralmente não é afetado pelo estilo de vida.
Níveis altos de Lp (a) podem ser um sinal de risco aumentado de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial periférica
O seu médico pode solicitar um teste de Lp (a) se:
- Você já tem aterosclerose ou doença cardíaca, mas parece ter níveis normais de colesterol.
- Você tem um histórico familiar de doença cardíaca de início precoce, morte súbita ou acidente vascular cerebral.
4) Ceramidas plasmáticas
As ceramidas são produzidas por todas as células e desempenham um papel significativo no crescimento, função e na morte de muitos tipos de tecido.
Elas são transportadas pelo sangue pelas lipoproteínas e estão associadas ao acúmulo de placa nas artérias e à resistência à insulina, que pode levar ao diabetes tipo 2.
O indicativo é de que altos níveis dessas ceramidas no sangue são um sinal de maior risco de doença cardiovascular.
5) Peptídeos natriuréticos
O peptídeo natriurético do tipo B (BNP) é uma proteína produzida pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
O BNP ajuda o corpo a:
- eliminar líquidos,
- relaxar os vasos sanguíneos
- e mover o sódio para a urina.
Quando o coração está danificado, o corpo secreta altos níveis de BNP na corrente sanguínea para tentar aliviar sua tensão.
Esse exame de sangue para o coração é útil para detectar insuficiência cardíaca e ajudar a medir o desempenho no tratamento da doença.
Uma variação do BNP chamada BNP N-terminal também é útil avaliar o risco de infarto e diagnosticar outros problemas em pessoas com doença cardíaca.
Entretanto, um alto nível de BNP por si só não é suficiente para diagnosticar um problema no coração. O médico deve avaliá-lo em conjunto com seus fatores de risco e outros resultados de exames.
6) Troponina T
A troponina T é uma proteína encontrada no músculo cardíaco.
Medir essa substância usando um exame de sangue para o coração conhecido como troponina T de alta sensibilidade ajuda a diagnosticar um ataque cardíaco e a determinar seu risco de doença cardíaca, mesmo que ainda não haja sintomas.
Conheça outros detalhes sobre exames de sangue para o coração que indicam a presença ou o risco de doenças cardiovasculares:
Outros tipos de exame para o coração
O médico, quando você chega com a suspeita de algum problema cardíaco, vai realizar um exame físico e perguntar sobre seu histórico médico pessoal e familiar antes de solicitar qualquer outro teste.
Além de exame de sangue para o coração e radiografia de tórax, os testes para diagnosticar doenças cardíacas podem incluir:
Eletrocardiograma (ECG)
Registra sinais elétricos, ajudando a detectar irregularidades no ritmo e na estrutura do coração. Pode ser feito em repouso ou enquanto o paciente se exercita (eletrocardiograma de estresse).
Holter monitoramento
Dispositivo portátil utilizado pelo paciente para gravar um ECG contínuo, geralmente por 24 a 72 horas. É usado para detectar irregularidades no ritmo cardíaco que não são encontradas durante um exame de ECG regular.
Ecocardiograma
Este exame não invasivo, que inclui uma ultrassonografia do peito, mostra imagens detalhadas da estrutura e função do coração.
Teste de stress
Esse tipo de teste envolve o aumento da freqüência cardíaca com exercícios ou remédios, durante a realização de exames de imagens, para verificar como o coração responde.
Cateterismo cardíaco
Neste teste, um cateter é inserido em uma veia ou artéria da perna ou braço e, com a ajuda de imagens em um monitor, é guiado até o coração.
As pressões nas câmaras cardíacas são medidas e um corante é injetado para ajudar a observar o fluxo sanguíneo através do coração, vasos sanguíneos e válvulas, detectando a possíveis anormalidades.
Tomografia computadorizada cardíaca (TC)
Neste teste muito usado para verificar problemas cardíacos, você se posiciona dentro de uma máquina em forma de rosca, enquanto um tubo de raios X gira em torno do seu corpo coletando imagens do seu coração.
Ressonância magnética cardíaca (RM)
Neste teste, você se deita em uma mesa dentro de uma máquina comprida, tipo um tubo, que gera um campo magnético capaz de produzir imagens detalhadas do seu coração.
Agora que você já conhece os tipos de exame de sangue para o coração e outros testes, se suspeita de problemas cardíacos, procure um especialista o mais rápido possível.
Um diagnóstico precoce é importante para evitar complicações mais graves, como um ataque cardíaco, e garantir sucesso em seu tratamento.
Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende online seus exames, com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.