Qual é a doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares?

É preciso começar este artigo com um esclarecimento: quando falamos em doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares, estamos tratando especificamente da alveolite pulmonar. 

Porém, essa é uma condição que pode ter como causa uma outra doença, que pode ser infecciosa, como é o caso da pneumonia, ou até mesmo condições crônicas, como uma doença autoimune. 

Por isso, vamos tratar aqui não apenas da alveolite, mas das condições adjacentes de saúde que podem desencadear o problema.

Vamos lá?

Qual a função dos alvéolos pulmonares?

Antes de saber tudo sobre a doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares, precisamos entender qual a função dos alvéolos no organismo.

Pequenos sacos de oxigênio

Os alvéolos são pequenos sacos de ar nos pulmões que absorvem o oxigênio que você respira e mantém seu corpo funcionando. Embora sejam microscópicos, os alvéolos são o carro-chefe do seu sistema respiratório.

Você tem cerca de 480 milhões de alvéolos, localizados na extremidade dos brônquios. Quando você inspira, os alvéolos se expandem para receber oxigênio. Quando você expira, os alvéolos encolhem para expelir dióxido de carbono.

Alvéolos e seu sistema respiratório

Imagine seus pulmões como dois galhos de árvore bem ramificados, um de cada lado do peito. O pulmão direito tem três seções (lobos) e o pulmão esquerdo tem duas seções (acima do coração). Os ramos maiores em cada lobo são chamados de brônquios.

Os brônquios se dividem em ramos menores chamados bronquíolos. E no final de cada bronquíolo há um pequeno ducto (ducto alveolar) que se conecta a um grupo de milhares de estruturas microscópicas semelhantes a bolhas, os alvéolos.

Doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares

A palavra alvéolo vem da palavra latina para “pequena cavidade”

Os alvéolos são organizados em grupos, cada grupo agrupado é o que é chamado de saco alveolar.

Os alvéolos se tocam, como uvas em um cacho compacto. O número de alvéolos e sacos alveolares é o que dá aos pulmões uma consistência esponjosa. Cada alvéolo tem cerca de 0,2 milímetros de diâmetro.

O alvéolo tem forma de xícara e paredes muito finas. É cercado por redes de vasos sanguíneos chamados capilares, que também têm paredes finas. 

O oxigênio que você respira se difunde pelos alvéolos e capilares para o sangue. O dióxido de carbono que você expira é difundido dos capilares para os alvéolos, sobe pela árvore brônquica e sai pela boca.

Os alvéolos têm apenas uma célula de espessura, o que permite que a troca gasosa da respiração ocorra rapidamente. A parede de um alvéolo e a parede de um capilar têm, cada uma, cerca de 0,00004 polegadas (0,0001 centímetros).

O que pode adoecer os alvéolos?

Esta máquina aparentemente perfeita para respirar pode quebrar ou se tornar menos eficiente devido a:

  • doença;
  • envelhecimento normal;
  • fumo e poluição do ar.

Fumar

A fumar prejudica os pulmões e leva a problemas como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema e bronquite crônica.

A fumaça do cigarro irrita seus bronquíolos e alvéolos e danifica o revestimento dos pulmões.

Os danos do tabaco são cumulativos. Anos de exposição à fumaça do cigarro podem causar cicatrizes no tecido pulmonar, impedindo-os de processar o oxigênio e o dióxido de carbono com eficiência. O dano do fumo não é reversível.

Poluição

A poluição interna causada por fumo passivo, mofo, poeira e produtos químicos pode danificar seus pulmões e piorar doenças pulmonares existentes.

A poluição externa, como emissões de automóveis ou industriais, também é prejudicial aos pulmões.

Doenças pulmonares

A doença pulmonar tem muitos tipos, todos afetando a respiração. Aqui estão algumas doenças pulmonares comuns:

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): obstrução das vias aéreas por paredes dos alvéolos danificados;
  • Asma: a inflamação estreita as vias respiratórias e bloqueia-as;
  • DPOC: danos aos alvéolos fazem com que eles se rompam, reduzindo a área de superfície disponível para a troca gasosa;
  • Fibrose pulmonar idiopática: as paredes ao redor dos alvéolos tornam-se cicatrizadas e espessas;
  • Câncer de pulmão: o câncer pode começar nos alvéolos;
  • Pneumonia: os alvéolos se enchem de líquido, limitando a ingestão de oxigênio.

Envelhecimento

O processo normal de envelhecimento pode desacelerar o sistema respiratório. Você pode notar que sua capacidade pulmonar está diminuída ou que os músculos do peito estão mais fracos.

Pessoas mais velhas também tendem a ter maior risco de pneumonia, tanto bacteriana quanto viral.

Qual é a doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares?

Agora vamos falar especificamente de uma doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares, a alveolite pulmonar.

O que é alveolite?

Alveolite é um termo médico geral para um caso de inflamação pulmonar aguda ou crônica.

Nesta condição, os alvéolos ficam inflamados e param de se expandir e contrair corretamente. Com o tempo, a inflamação pode deixar alvéolos permanentemente marcados e completamente incapazes de funcionar.

Causas da alveolite

Existem muitas causas conhecidas de alveolite, incluindo: 

  • infecções virais graves; 
  • doenças respiratórias frequentes;
  • radioterapia 
  • e doenças autoimunes.

Os alvéolos também podem ser danificados quando uma pessoa respira irritantes nocivos, como fragmentos de amianto, pó de sílica ou lascas de metal.

Sintomas de alveolite

Os sintomas da doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares podem incluir:

  • falta de ar; 
  • tosse 
  • e fadiga que pioram com o tempo.

É importante buscar o diagnóstico e o tratamento precoces nos primeiros sinais de doença pulmonar para evitar complicações maiores, como cicatrizes permanentes ou insuficiência respiratória súbita.

A alveolite não tratada pode limitar severamente o oxigênio disponível nos pulmões e causar pele e lábios azuis, confusão mental e possivelmente inconsciência.

Como diagnosticar a alveolite

Um médico geralmente pode diagnosticar a alveolite nos estágios iniciais, fazendo exames de imagem dos pulmões. Raio X e Tomografia Computadorizada (TC) podem revelar a extensão da inflamação e cicatrizes no tecido alveolar. 

Além de confirmar a presença do distúrbio, o médico geralmente realiza testes físicos para verificar o desempenho dos pulmões.

O estágio da doença e a gravidade dos problemas respiratórios ajudam a determinar o curso apropriado do tratamento.

Tratamento da alveolite

Muitos casos de alveolite são inicialmente tratados com medicamentos anti-inflamatórios, como os corticosteroides, que podem ser inalados ou tomados por via oral. 

Os pacientes são instruídos a fazer mais exercícios, comer de forma saudável, evitar fumar e usar máscaras de filtro se planejarem trabalhar com substâncias irritantes. 

Uma pessoa que apresenta complicações maiores pode precisar receber oxigenoterapia e suportar uma longa permanência no hospital para um acompanhamento cuidadoso.

Se todas as outras opções não fornecerem alívio, um transplante de pulmão pode ser considerado.

Agora que você já sabe qual é a doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares, lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor maneira de cuidar de sua saúde!

Mantenha hábitos saudáveis: exercite-se, alimente-se bem, cuide de sua saúde mental e realize um check-up periódico de saúde, mesmo não apresentando sintomas. 

Um simples teste solicitado em uma consulta de rotina pode salvar sua vida, ao possibilitar diagnosticar precocemente uma doença.

Acesse o site da Eigier e agende seus exames, com conforto e segurança.

A  Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

 

Comentários: