O que é Novembro Azul: promoção da saúde masculina e prevenção do câncer de próstata
Você sabe o que é novembro azul e qual é seu impacto na saúde masculina? A seguir, contamos a história e apresentamos o movimento que conscientiza sobre a prevenção do câncer de próstata.
Movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, quando um grupo de amigos se reuniram e resolveram que todos iriam se barbear e deixar o bigode crescer e, no final do mês, seria escolhido o pior e o melhor bigode. Como o mês seguinte era novembro, apelidaram então de Movember, que era a junção de moustache (bigode) e november (novembro).
Para o ano seguinte, os amigos pensaram em uma brincadeira que abordasse a questão da saúde. Como referência, as campanhas Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, mais acometido entre as mulheres, decidiram que o Movember poderia servir para alertar os homens sobre uma doença similar: o câncer de próstata.
A “brincadeira” foi tomando proporção, saindo da Austrália e ganhando mais adeptos em outros países.
Deu-se, então, a primeira Campanha Novembro Azul, em prol da conscientização da saúde masculina, como um desdobramento do Dia Mundial da Conscientização sobre o Câncer de Próstata, que ocorre em 17 de novembro.
O que é Novembro Azul?
A campanha Novembro Azul tem por objetivo alertar os homens da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, promover a saúde e o bem-estar, ajudando a reduzir significativamente a falta de informação e de conscientização em comparação com os cânceres que afetam as mulheres.
Saber o que é Novembro Azul é importante para incentivar os homens a cuidarem mais da sua saúde, adquirindo uma melhor compreensão de si mesmos e adotando estilos de vida saudáveis e bons hábitos, como exames regulares.
As mulheres são um excelente exemplo e, como parceiras, esposas e filhas, fornecem um apoio inestimável para a saúde dos homens.
No Brasil, a campanha começou em 2008, promovida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida (ILLPV), uma organização não governamental em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Desde 2014, no Brasil, novembro tornou-se o mês oficial de combate e prevenção do câncer de próstata. Apresentando informações sobre como acontece o câncer de próstata, tratamentos e diagnósticos.
Embora venha tentando abordar outras questões relacionadas à saúde dos homens, o foco da campanha continua sendo o câncer de próstata, evidenciado nos pronunciamentos de médicos e outros profissionais de saúde, na divulgação pela mídia e no material da campanha.
A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.
É a sexta forma mais comum da doença em todo o mundo e a mais prevalente em homens, representando 10% de todos os cânceres.
A oferta de exames de próstata gratuitos, além da promoção de ações que levam informação às pessoas e profissionais sobre o que é Novembro Azul, fazem parte das ações promovidas durante o mês.
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto. É indispensável na fertilidade masculina uma vez que produz 70% do sêmen.
Avaliações anuais são recomendadas para homens a partir dos 50 anos, antecipando-a para 40 anos aos que possuem maior risco para a doença (aqueles com parentes de primeiro grau que tenham tido e indivíduos negros).
O vídeo abaixo apresenta outras informações relevantes sobre o que é Novembro Azul e como o movimento é relevante para a conscientização geral.
Novembro Azul e câncer de próstata no Brasil
O Instituto Lado a Lado pela Vida (ILLPV) tem parceiros como a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e a Sociedade Brasileiras de Urologia (SBU), entidades que sempre se posicionaram a favor do rastreamento populacional do câncer de próstata.
Esse rastreamento, no entanto, tem sido alvo de controvérsias crescentes.
Em alguns posicionamentos o Ministério da Saúde, apresenta que todo esse movimento de prevenção acarreta em muitos resultados falso-positivos e biópsias de próstata desnecessárias, ou seja, muitas vezes, tumores que não viriam a se desenvolver, são diagnosticados e tratados como se fossem malignos, acarretando ao paciente um sofrimento desnecessário.
Ficou com dúvida? O vídeo do Dr. Dráuzio Varella pode te ajudar a compreender o caso:
Ainda assim, as autoridades e órgãos de saúde apoiam a ideia de uma iniciativa para conscientizar os homens da necessidade de cuidar da sua saúde, logo que, em geral, o público masculino tende a dar menos atenção aos exames de rotina e consultas médicas do que as mulheres.
O rastreamento populacional para o câncer de próstata é realizado através de um tipo de exame de sangue, por meio da dosagem de antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês) e do exame digital retal.
Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns aos homens, o objetivo do que é Novembro Azul veio com a ideia de quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque, que envolve a palpação da próstata pelo reto.
Saber o que é Novembro azul, sua importância e a real necessidade de se cuidar é fundamental para a saúde do homem.
Quando esses exames preventivos acusam a suspeita de um câncer de próstata, pode ser solicitado ao paciente a realização de outros exames como biópsia, ultrassom transretal e cintilografia óssea.
Leia mais em: Como funciona o exame de próstata: toque, PSA e biópsia
Visita periódica ao urologista: saúde do homem
Um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia apontou que 51% dos homens nunca consultou um urologista, que é o especialista no sistema urinário e reprodutor masculino.
É comum que eles apenas visitem um médico quando estão tendo algum sintoma, esquecendo ou ignorando que as consultas e exames médicos devem servir como medidas preventivas também.
O homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos.
Converse sempre com seu urologista sobre o que é o Novembro Azul e o que ele representa, tirando dúvidas e quebrando preconceitos.
Câncer de Próstata: sintomas e prevenção
Agora que você entendeu o que é Novembro Azul e a importância do movimento para a saúde masculina, vamos no concentrar rapidamente nos sintomas que merecem uma consulta ao médico:
- Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente e a vontade de urinar persiste
- Dificuldade de iniciar a passagem da urina e de interromper o ato de urinar
- Urinar em gotas ou jatos sucessivos
- Necessidade de fazer força para manter o jato de urina
- Necessidade de urinar imediatamente
- Dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos)
- Problemas em conseguir ou manter a ereção
- Sangue na urina ou no esperma (casos muito raros)
- Dor durante a passagem da urina, quando ejacula, nos testículos, na lombar, na bacia ou nos joelhos
- Sangramento pela uretra.
- Na fase muito avançada, também pode haver dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Os sintomas são tão relacionados com a urina porque a uretra (canal que elimina o fluido) passa pela próstata.
Como as causas do câncer são, em geral, multifatoriais, a prevenção é feita com uma dieta balanceada, controle do peso, diminuição do consumo de álcool, corte do cigarro (tabaco) e a prática de atividades físicas.
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Daí a importância de se conhecer sobre o que é o Novembro Azul!
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal, além de fazerem o exame de sangue, o PSA.
Tornar os homens mais conscientes e alertar sobre alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas é um dos objetivos da campanha.
A divulgação da campanha nos meios de comunicação é necessária para acabar com esses preconceitos e fazer com que se torne rotineiro e necessário essa preocupação com a saúde. Saber sobre o que é Novembro Azul é de fundamental importância!
Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!
Caso seu médico já tenha solicitado a realização o exame de sangue PSA ou o procedimento de Biópsia de Próstata, acesse o site da Eigier Diagnósticos e faça o pré-agendamento online de seu exame, com toda privacidade e segurança.
O Grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem e laboratorial.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.