O que são florais de Bach? Remédio floral funciona mesmo?

Você sabe o que são florais de Bach? Essas gotas terapêuticas foram desenvolvidas na década de 1920, por um médico inglês, e são usadas até hoje pela medicina complementar para tratar diversos males de origem emocional.

Continue lendo para conhecer a origem dos florais de Bach, entender como funcionam, quais são as principais essências, para que servem e o que a ciência diz sobre esse método natural de cura. Boa leitura!

O que são florais de Bach?

Os florais de Bach são extratos diluídos de flores silvestres, usados como um método seguro e natural de tratamento. 

Foram descobertos pelo Dr. Bach entre 1920 e 1930, na Inglaterra, mas são utilizados até hoje por diversos terapeutas da medicina complementar e alternativa.

A terapia floral age nas emoções, partindo da ideia de que todo desequilíbrio físico é decorrente de uma desordem emocional. 

O remédio floral atua nos corpos mais sutis (mental e emocional), despertando potencialidades latentes e expulsando emoções negativas como medo, ódio e indecisão e, assim, acionando reservas internas de autocura.

Em razão da sua atuação, os florais também funcionam como excelente preventivo de males que podem se instalar a nível orgânico/físico.

Os método desenvolvido por Bach envolve 38 tipos de florais, que constituem essências com eficácia em diferentes tipos de emoções, como será mostrado detalhadamente nos próximos tópicos.  

Dr. Edward e o significado dos florais de Bach

O Dr. Edward Bach (1886-1936) nasceu em 1886, na Inglaterra, e desde criança demonstrou um grande amor pela natureza. 

Aos 20 anos, ingressou na Faculdade de Medicina e após a conclusão do curso, especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública. 

Foi pioneiro na área das vacinas. Desenvolveu vacinas conhecidas como “Nosódios de Bach”, utilizadas com grande sucesso no tratamento de doenças intestinais.

Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista do Hospital Homeopático de Londres, onde pôde desenvolver suas próprias ideias sobre homeopatia. 

Em 1929, já um médico respeitado em toda a Europa, o Dr. Bach perdeu sua esposa  e desenvolveu uma doença diagnosticada como câncer, sendo lhe dado apenas mais três meses de vida. 

Edward Bach não se conformou com o diagnóstico, mudou-se para o campo e foi procurar respostas na natureza. 

Começou a desenvolver uma teoria que sugeria que as doenças eram consequência da desarmonia entre mente e corpo, devido à presença de energia negativa. 

Os sintomas de uma doença seriam a expressão externa, a manifestação de um estado emocional negativo.

Passou então a desenvolver um método natural de cura, que retirava energia positiva da natureza, utilizando flores, arbustos e até árvores para estimular o potencial de autocura que existe nas pessoas.

Entre 1930 e 1934, descobriu os 38 remédios florais e escreveu os fundamentos de sua nova medicina publicados no livro “Heal Thyself“.

De volta à cidade, curado, o Dr. Bach pôde verificar a eficácia de suas essências florais e a ajuda que elas poderiam proporcionar a doenças de origem emocional.

Passou a observar que o mesmo tratamento, aplicado a pessoas diferentes, nem sempre surtia o mesmo efeito.

Observou ainda que medicamentos eficazes para alguns, nem sempre atuavam em outros, e que pacientes com temperamento similares se curavam com remédios também similares. 

Ficou evidente a importância da índole do doente e que esta tinha influência no tratamento a ser ministrado. 

Classificou então as pessoas em 7 grupos diferentes, em função das características de comportamento: 

  • desespero, 
  • desinteresse, 
  • incerteza, 
  • medo, 
  • preocupação excessiva, 
  • muito influenciável 
  • e solidão.

Para Bach, o importante é tratar a personalidade da pessoa e não a doença em si, pois considerava ser a doença um conflito entre a alma e a personalidade. 

Além disso, enxergava o sofrimento como uma lição para nos corrigir e colocar no caminho certo. 

O Dr. Bach morreu em 1936, aos 50 anos de idade, deixando com o seu trabalho as essências florais que são utilizadas até hoje. 

Seus colaboradores deram continuidade ao seu trabalho com a criação do “The Bach Centre”. O seu método terapêutico, entretanto, ainda não foi aceito pela medicina tradicional.

Saiba mais sobre a história do Dr. Edward e o que são os florais de Bach:

Os 38 tipos de florais de Bach e para que servem

Agora que você já sabe o que são florais de Bach, deve estar curioso para conhecer essas gotinhas milagrosas, não é mesmo?

O sistema criado por Bach contém 38 remédios que abordam emoções negativas específicas, para ajudar o corpo a se curar. As emoções são agrupadas em sete amplas causas psicológicas da doença:

  • Medo
  • Incerteza
  • Falta de interesse nas circunstâncias atuais
  • Solidão
  • Super-sensibilidade a influências e ideias
  • Tristeza ou desespero
  • Cuidar dos outros a custa de si mesmo

Veja quais são os tipos de floral de Bach existentes e para que serve cada um deles:

 

Agrimony

Indicado para pessoas que, embora angustiadas e enfrentando problemas, escondem o que sentem por trás do bom humor. 

Aspen

Indicado para pessoas que sofrem de medos irracionais, para os quais não se pode dar nenhuma explicação. Quando alguém sente que algo ruim vai acontecer, mesmo que não esteja claro o que exatamente. 

Beech (Faia)

Indicado para pessoas que necessitam ser mais tolerantes com o outro, para poder entender melhor a maneira diferente como cada indivíduo e todas as coisas estão trabalhando com perfeição. 

Centaury

Indicado para quem tem dificuldade em dizer NÃO e, portanto, é facilmente imposto. Pessoas gentis e calmas que tendem a servir em demasiado e negligenciar sua própria missão na vida.

Cerato

Indicado para pessoas inseguras, que não confiam em seu próprio julgamento na tomada de decisões. Indivíduos assim buscam constantemente os conselhos de outras pessoas e geralmente são mal orientados.

Cherry Plum (pluma de cereja)

Indicado para a pessoa que tem medo de perder o controle por se sentir sobrecarregada e acabar tendo crises de explosão de raiva e até mesmo atitudes abusivas.

Chestnut Bud (broto de castanha)

Indicado para quem continua repetindo os mesmos erros, sem aprender com eles e sem aproveitar a experiência para o próprio crescimento, demorando mais tempo que outros para aprender as lições da vida cotidiana. 

Chicory (Chicória)

Indicado para pessoas superprotetoras e até mesmo possessivas, manipuladora e críticas, que tendem a cuidar em excesso de crianças, parentes e amigos, os querendo sempre perto e sempre encontrando algo que deve ser corrigido neles.

Clematis

Indicado para pessoas com falta de concentração e tendência a viver em seu próprio mundo dos sonhos, com pouco interesse na realidade. Geralmente são pessoas caladas, não muito felizes nas circunstâncias atuais, vivendo mais no futuro do que no presente.

Crab Apple

Este é o remédio usado para quem tem problemas com sua autoimagem, de baixa autoestima etc. Também é útil em pessoas obsessivas e que acreditam que há algo errado com sua saúde. Além disso, também pode ser usado externamente em micose, erupções cutâneas e verrugas.

Elm (Olmo)

Para quem está se sentindo oprimido por responsabilidades e até exausto e deprimido, sentindo que há muito o que fazer e que não consegue dar conta de tudo.

Gentian (Genciana)

Indicado para aquelas pessoas que desanimam facilmente quando se deparam com dificuldades, tendendo até mesmo à depressão. 

Gorse

Indicado para pessoas pessimistas, que têm uma sensação de extrema desesperança e desespero e que desistiram de acreditar que mais pode ser feito por eles. 

Heather (Urze)

Para pessoas demasiado carentes, que exigem atenção o tempo todo e se sentem muito infelizes se tiverem que ficar sozinhos por qualquer período de tempo.

Holly (Azevinho)

Para aqueles que às vezes são atacados por pensamentos como ciúmes, inveja, vingança, suspeita e se sentem sempre irritados.

Honeysuckle (Madressilva)

Indicado para pessoas com excesso de apego às lembranças do passado, boas ou más. Por exemplo, se apegar a um tempo de grande felicidade, ou lembranças de um amigo perdido, ou ambições que não se tornaram realidade.

Hornbeam

Para o cansaço mental, quando os assuntos de todos os dias parecem demais para serem resolvidos, e também quando há excesso de procrastinação e dúvida sobre as próprias habilidades.

Impatiens

Adequado para pessoas que são facilmente irritadas e impacientes, que falam e pensam rapidamente, e são enérgicos, mas tensos. Esse tipo de pessoa geralmente deseja que tudo seja feito sem hesitação ou demora e não tem paciência com as pessoas mais lentas.

Larch

Para aqueles com sentimento de inferioridade, que não se consideram tão bons ou capazes quanto aqueles ao seu redor, que sempre esperam fracassos e não se arriscam ou tentam o suficientemente para ter sucesso.

Mimulus

medo de coisas conhecidas, como doenças, acidentes, pobreza, escuridão, estar sozinho, infortúnio. Essas pessoas geralmente suportam seus medos sem falar disso com ninguém. O Mimulus ainda é usado para timidez, sensibilidade excessiva e falta de coragem.

Mustard (Mostarda)

Quando alguém se sente melancólico ou deprimido sem motivo, como se uma nuvem obscurecesse e escondesse a luz e a alegria da vida. 

Oak (Carvalho)

Para exaustão, excesso de trabalho, fadiga e para pessoas empreendedoras, que estão lutando fortemente para melhorar e precisam de motivação e esperança para continuar.

Olive (Oliva)

Aqueles que sofreram muito mental ou fisicamente e estão tão exaustos e cansados ​​que sentem que não têm mais forças para fazer nenhum esforço. A vida cotidiana é um trabalho duro para eles, sem prazer. 

Pine (Pinho)

Para aqueles que se culpam. Mesmo quando bem-sucedidos, acham que poderiam ter se saído melhor e nunca estão satisfeitos com as decisões que tomam, o que acaba minando sua alegria em viver.

Red Chestnut (Castanha Vermelha)

Indicado para quem se sente preocupado demais com os outros, deixando de se preocupar até consigo mesmo.

Rock Rose

O remédio de emergência para casos em que parece não haver esperança. Em acidentes, doenças graves ou súbitas, ou quando o paciente está muito assustado ou aterrorizado, ou se as condições forem graves o suficiente para causar grande medo às pessoas ao seu redor. Também é indicado para quem sofre de terror noturno e paralisia do sono.

Rock Water

Indicado para pessoas muito rigorosas e que estabelecem padrões muito altos para si mesmas, a ponto de negar muitas das alegrias e prazeres da vida porque consideram que isso pode interferir em seus objetivos. 

Scleranthus

Indicado para pessoas Indecisas e inseguras, que sofrem por serem incapazes de decidir entre duas coisas. Geralmente também são pessoas quietas e que suportam suas dificuldades sozinhas, pois não estão dispostas a discutir isso com outras pessoas.

Star of Bethlehem (Estrela de Belém)

Para aqueles que estão em grande angústia por terem passado por alguma experiência traumática, como o choque de notícias sérias, a perda de alguém querido, o susto após um acidente e coisas assim.

Sweet Chestnut (Castanha Doce)

Para pessoas que sofrem de extrema angústia mental, quando a mente ou o corpo sente como se tivesse suportado o limite máximo de sua resistência, e que agora deve ceder.

Vervain (Verbena)

Para pessoas que precisam ser mais flexíveis, que possuem princípios e ideias fixos e que têm um grande desejo de converter tudo ao seu redor em suas próprias visões da vida. Também é indicado para casos de excesso de entusiasmo e hiperatividade.

Vine (Videira)

Indicado para pessoas dominadoras e inflexíveis, que chegam até mesmo a serem agressivas em suas atitudes. Geralmente se consideram melhores que os outros e humilham as pessoas.

Walnut (Noz)

Esse é o remédio da constância e proteção contra influências externas, para pessoas que têm ideais definidos e os estão cumprindo, mas que em raras ocasiões são tentadas a se deixar levar pelas influência de outros. O Walnut também ajuda na adaptação às mudanças da vida, como menopausa, puberdade, e a deixar o passado para trás.

Water Violet (Violeta d’água)

Indicado para pessoas que se sentem sozinhas porque tendem a parecer orgulhosas e anti-sociais. Pessoas muito caladas, que se movimentam sem barulho, são distantes e seguem seu próprio caminho. 

White Chestnut (Castanha Branca)

Para aqueles que sofrem com pensamentos indesejados e repetitivos. A presença de pensamentos tão desagradáveis ​​expulsa a paz e interfere com a capacidade de se concentrar em outras coisas importantes, como o trabalho ou o prazer do dia. 

Wild Oat (Aveia Selvagem)

Esse floral é útil quando é necessário  tomar decisões importantes e a pessoa não consegue, como quando alguém não tem certeza do caminho correto na vida, sobre qual ocupação seguir etc.

Wild Rose (Rosa Selvagem)

Para pessoas que se resignam facilmente a situações desagradáveis, seja uma doença, uma vida monótona ou um trabalho não-benéfico, sem nenhum esforço para melhorar as coisas e encontrar alguma alegria. 

Willow (Salgueiro)

Indicado para pessoas que sentem ressentimento, autopiedade e amargura pelas adversidades ou infortúnios sofridos, pois se sentem injustiçadas.

A terapia com florais de Bach é legalmente reconhecida?

Atualmente, a terapia floral recebe o aval da Organização Mundial de Saúde (OMS), que avalia os florais como um método seguro e eficiente para o autocuidado.

Porém, a OMS reconhece os florais de Bach como uma terapia complementar e não como medicamento propriamente dito, deixando claro que eles não devem substituir as indicações médicas em casos de tratamento de doenças. 

No Brasil, como floral não é considerado remédio, ele não está sob a supervisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e sim sob jurisdição do Ministério da Agricultura, sendo definido como complemento alimentar.

Porém, a terapia floral é reconhecida pelo Governo Federal e foi incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) como uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) adotadas para tratamento de pacientes da rede pública de saúde.

Floral de Bach funciona mesmo? LISTA com 10 importantes pesquisas

Ok, agora você já sabe o que são florais de Bach, conhece suas essências, mas ainda pode estar se perguntando se elas realmente funcionam.

Inúmeras pesquisas foram realizadas, ao longo dos anos, com o objetivo de comprovar a eficácia dos florais de Bach no tratamento de diversas patologias mentais e físicas. 

Existem estudos com resultados positivos do uso de florais no tratamento de transtornos como ansiedade e depressão e até mesmo de condições como fibromialgia e outras doenças crônicas.

Criamos uma lista para você, com 10 importantes trabalhos científicos que comprovam seus benefícios. Confira:

  1. Efeito das essências florais em indivíduos ansiosos
  2. Terapia floral para melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas
  3. Eficácia dos florais para tratar depressão
  4. Terapia no alívio dos traumas causados pela violência doméstica 
  5. Florais de Bach para tratamento complementar de fibromialgia
  6. Terapia floral como terapia complementar no tratamento de doenças autoimunes
  7. Terapia de Bach com alternativa aos psicofármacos para tratar doenças causadas por desequilíbrios emocionais
  8. Eficácia do uso externo de florais na Síndrome do Túnel do Carpo
  9. Efetividade dos florais de Bach no bem-estar espiritual de estudantes universitários
  10. Artigo com evidências dos últimos 10 anos sobre a eficácia do uso dos florais 

Veja mais detalhes sobre como os florais de Bach funcionam:

Quem pode indicar florais? Posso me automedicar?

Um floral não precisa de prescrição para ser utilizado. Aliás, muitas farmácias de manipulação deixam a mostra uma lista com os principais florais e sua indicação para que você escolha o seu.

Porém, é preciso entender que nem sempre conseguimos perceber sozinhos quais são nossas pendências emocionais, é importante procurar um terapeuta devidamente qualificado para isso. 

Inúmeros profissionais de medicina complementar e terapias alternativas, como homeopatas, fitoterapeutas e acupunturistas, são capazes de analisar o seu caso com profundidade e receitar os florais com mais eficiência.

Mas nada impede que qualquer pessoa faça um curso de terapia floral para compreender melhor suas propriedades e utilizar para auxiliar a sua cura e de sua família, por exemplo. 

O Instituto Edward Bach oferece cursos oficiais em todo o mundo para formação de especialistas em seus florais e não é preciso ter nenhum conhecimento prévio para realizá-lo.

O curso é reconhecido internacionalmente e é ministrado por Practitioners/Trainees que estão em níveis avançados do programa.

Como usar florais de Bach?

Antes de utilizar um floral, é necessário estar muito consciente sobre o tipo de emoção com a qual você está lidando. 

É preciso chegar à raiz do problema para entender quais sentimentos estão por trás do desconforto, pois cada tipo de floral é direcionado a uma característica ou estado emocional específico. 

Como já foi explicado, você pode usar um floral sem passar por um terapeuta, mas é imprescindível se conhecer muito bem e saber exatamente do que você precisa para que o tratamento funcione.

Várias essências podem ser combinadas para tratar um problema, dependendo dos tipos de emoções envolvidas. 

Há também um remédio de emergência desenvolvido pelo próprio Bach, combinando vários florais, para ajudar a manter a calma em situações estressantes. Essa combinação emergencial é conhecida como “Rescue”.

Os florais de Bach geralmente vêm em forma líquida, em garrafas conta-gotas, e a forma mais comum de uso é pingar algumas gotinhas na língua,  por volta de 3 a 4 vezes ao dia. 

Alguns remédios também são encontrados como pílulas, spray, cremes para a pele e sais de banho.

Você consegue comprá-los em qualquer farmácia de manipulação e em algumas lojas de produtos naturais.

Veja mais detalhes sobre como usar florais de Bach no vídeo abaixo:

Florais de Bach têm contraindicação?

Florais de Bach são seguros, não possuem contraindicações e não causam dependência. Podem ser utilizados por qualquer pessoa, em qualquer idade, até mesmo por gestantes. 

Além disso, os florais não apresentam efeitos colaterais ou interações com

medicamentos alopáticos, homeopáticos ou com outras substâncias, alimentos ou

bebidas.

Porém, como o conhaque (brandy) é um dos ingredientes utilizados no preparo do florais, fica ressalvado o uso para pessoas intolerantes ao álcool ou que estejam passando por tratamentos contra o alcoolismo.

Outro ponto importante a ressaltar é que você não deve tomar florais de Bach no lugar de qualquer medicamento prescrito pelo seu médico.

Agora que você sabe o que são florais de Bach, ficou interessado em desfrutar dos benefícios desse tipo de tratamento?

Se sim, então procure um profissional adequado para orientá-lo. Apesar dos florais serem seguros e naturais, a escolha das essências deve ser feita com coerência para que os resultados sejam positivos e duradouros.

Além disso, antes de iniciar qualquer terapia, consulte um médico e realize um check-up para saber como anda a sua saúde.

Os exames periódicos são uma ótima maneira de prevenir e diagnosticar precocemente várias doenças, estando sempre um passo à frente de possíveis complicações. 

Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: