Saiba quais são os diferentes tipos de ultrassom de próstata e sua função
A ultrassonografia usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens da próstata e determinar se a glândula está aumentada, tem uma forma anormal ou assimétrica. Existem diferentes tipos de ultrassom de próstata, como veremos com detalhes ao longo do artigo.
Conforme o homem envelhece, é normal que a próstata aumente de tamanho, mas o ultrassom vai ajudar a entender se esse aumento é normal ou se é um sinal de câncer.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil.
O diagnóstico precoce da doença é fundamental para um tratamento eficaz. Portanto, os especialistas utilizam a ultrassonografia não apenas para diagnóstico, mas também como forma de prevenção, com o objetivo de detectar a presença da doença logo no início.
O médico pode recomendar algum tipo de ultrassom de próstata se:
- você tem mais de 40 anos;
- tem algum sintoma incomum;
- faz parte do grupo de risco para câncer de próstata;
- alguma anormalidade é detectada durante um exame de toque retal.
Continue lendo e conheça os diferentes tipos de ultrassom, quando e por que são solicitados e, ainda, qual a importância de realizar esse exame.
Tipos de ultrassom de próstata
Ultrassom da próstata via abdominal
Dos diferentes tipos de ultrassom da próstata, o que é realizado por via abdominal é o mais simples e menos invasivo, não causa nenhum desconforto e não há riscos ligados ao procedimento.
Nesse exame, o transdutor (sonda de ultrassom) é deslizado sobre o abdome com a ajuda de um gel condutor para gerar imagens.
O preparo exigido é apenas estar com a bexiga cheia (tomar de 4 a 5 copos de água 1h antes do teste), para facilitar a visualização da próstata .
O exame é solicitado quando ainda não há necessidade de realizar uma avaliação minuciosa da próstata, pois verifica apenas alterações visíveis no tamanho e no aspecto da glândula e confirma anormalidades sentidas pelo toque retal.
À partir dessa ultrassonografia, o médico vai decidir se é preciso realizar uma biópsia, solicitar outros exames e tratamento da próstata do paciente.
Ultrassom transretal (TRUS) da próstata
Esse é um tipo de ultrassom de próstata mais invasivo, porque nesse caso o transdutor é inserido no ânus do paciente para observar a glândula e os tecidos ao seu redor com mais detalhes.
Além disso, para esse tipo de ultrassonografia, é necessária uma preparação especial. Se você toma certos medicamentos que diluem o sangue, deve parar entre 7 e 10 dias antes do teste.
Você também precisa tomar um enema de 1 a 4 horas antes do procedimento para ajudar a limpar o cólon e o reto e a equipe de saúde pode solicitar que você urine para esvaziar a bexiga pouco antes do exame.
A maioria dos homens não apresenta efeitos colaterais, mas podem ocorrer complicações quando esse tipo de ultrassom de próstata é usado durante uma biópsia, como veremos mais para a frente.
O TRUS é frequentemente usado para ajudar no diagnóstico de câncer, quando o nível de antígeno específico da próstata (PSA) está alto, quando o médico sente uma área anormal durante um exame de toque retal ou se um homem apresenta certos sintomas, como problemas para urinar.
O ultrassom transretal é então solicitado para:
- procurar áreas anormais;
- guiar uma agulha durante uma biópsia;
- verificar o tamanho e a forma da próstata;
- descobrir o que está causando infertilidade, como cistos no sistema reprodutivo de um homem.
Um TRUS também pode ser usado para fornecer tratamentos para condições cancerígenas e não cancerígenas da próstata ou estruturas adjacentes.
Por exemplo, os médicos podem usar o ultrassom para colocar um implante para braquiterapia, realizar ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU) ou fazer criocirurgia.
Biópsia da próstata guiado por ultrassom
O ultrassom transretal também é usado com muita frequência para orientar o médico durante uma biópsia da próstata.
Cada estrutura interna do corpo reflete as ondas sonoras de maneira diferente, permitindo detectar onde uma termina e outra começa. Isso fornece uma visão detalhada da área próxima à sonda de ultrassom (transdutor), auxiliando a guiar a agulha na hora da biópsia.
Com isso, também é possível fazer medições sobre o tamanho e a forma do objeto, a que distância da sonda está e qual é sua composição.
Por exemplo, o ultrassom pode determinar se um objeto é sólido, cheio de líquido ou um pouco de ambos.
Durante o processo, o médico coloca uma agulha ao lado do transdutor e então a empurra através da parede do reto para coletar amostras de áreas que pareçam anormais no ultrassom.

Fonte: urologistasassociados.com.br
O procedimento pode causar algum desconforto, então pode ser que o médico aplique algum anestésico antes de realizá-lo.
Saiba mais sobre uma biópsia de próstata neste artigo.
Por que realizar um ultrassom da próstata?
Os diferentes tipos de ultrassom de próstata são usados como uma forma de diagnosticar o câncer precocemente.
A dosagem do PSA no sangue, embora seja considerado um bom rastreador do câncer de próstata, detecta apenas 70% dos casos.
O toque retal também não consegue detectar o câncer mais agressivo, pois ele cresce invadindo e mesclando-se com o tecido prostático não canceroso, o que impossibilita ao médico senti-lo como um nódulo distinto do restante da glândula.
A doença geralmente cresce com o tempo, permanecendo inicialmente dentro da próstata, onde pode não causar danos sérios. Enquanto alguns tipos de câncer crescem lentamente e podem precisar de tratamento mínimo ou inexistente, outros são agressivos e podem se espalhar rapidamente.
Portanto, quanto mais cedo o câncer de próstata for detectado, maior será sua chance de obter um tratamento bem-sucedido.
O importante é que você siga as orientações corretas e faça todos os testes solicitados pelo especialista, para que obtenha um diagnóstico correto e possa cuidar de sua saúde da melhor maneira.
Agora que você já sabe quais são os tipos de ultrassom de próstata, acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende o seu exame online com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.